Esqueçam o VAR. Na Polónia, pelo menos, o que está a dar é Karolina Bojar, a talentosa e promissora árbitra de futebol que, aos 20 anos, tem evoluído nos jogos das camadas jovens e tem o sonho de chegar ao futebol profissional.
Corpo do artigo
Karolina respira desporto por todos os poros e sabe bem o que quer, conciliando a arbitragem com a licenciatura em Direito. Está mais do que visto que gosta do poder e sabe utilizar os trunfos que estão à vista de todos. Basta olhar para as fotos para perceber a elegância e a beleza natural da jovem polaca. "Geralmente, sou bem recebida pelos homens. Durante um jogo, há situações que podem gerar comportamentos agressivos, mas as mulheres têm um encanto natural que ajuda a manter a atmosfera mais harmoniosa. Numa situação tensa, a beleza ajuda", disse, recentemente, numa estação de televisão do seu país.
Nós bem avisámos que a juíza polaca tem as ideias no sítio e sabe o que quer. Dentro das quatro linhas, faz questão de manter uma boa relação com os outros protagonistas. "Tento falar com os jogadores e manter o controlo sem me colocar em bicos de pés. É a minha forma de dirigir o jogo e manter um bom clima", diz a polaca, que já é considerada pela imprensa internacional a juíza mais sexy do Mundo.
Quando pousa o apito, mantém os calções para correr as provas de 800 e 1500 metros. O atletismo é a outra paixão. "Desde pequena que gosto de correr. É algo que me dá equilíbrio e bem-estar", explica Karolina, que não gosta de rotinas: "A arbitragem seduz-me pela adrenalina e pelo desafio. Nenhuma ação é igual à anterior. Não se consegue planificar nada de A a Z, porque cada jogo tem a sua história. É tudo diferente de um momento para o outro".
Em Cracóvia, a bela da Karolina já não passa despercebida e todos lhe apontam um trajeto semelhante a Bibiana Steinhaus, a alemã que se tornou na primeira árbitra a apitar na Bundesliga. Com tanto barulho cá pelo burgo, seria interessante que um dia a jovem polaca apitasse em Portugal, a ver se a coisa fluía de outra forma. Fica a sugestão.
Passe Curto
Nome Karolina Bojar
Idade 20 anos
Nacionalidade Polaca
Profissão Árbitra e estudante