Cónegos selam o regresso ao escalão principal se ganharem hoje ao Estrela da Amadora, na Reboleira.
Corpo do artigo
O iminente regresso do Moreirense ao escalão principal do futebol português pode ficar selado já hoje, na Reboleira, em caso de vitória da equipa minhota sobre o Estrela da Amadora (18 horas, SportTV3), no jogo de maior cartaz da 31.ª jornada. Com oito pontos de vantagem e quatro jornadas para disputar, os cónegos, despromovidos à Liga2 na época passada, estão em excelente posição para consumar uma subida que lhes pareceu destinada desde o início desta temporada, tal a forma como se destacaram no primeiro lugar, apesar de os últimos resultados não terem sido avassaladores (duas vitórias, dois empates e uma derrota nas últimas cinco jornadas).
Um empate na Amadora adiará a promoção da equipa de Paulo Alves pelo menos por uma semana, sendo que, na 32.ª ronda, o Moreirense recebe o Leixões, antes de defrontar o Mafra (fora) e o Covilhâ (casa) nas duas últimas jornadas.
Mas se o topo da tabela tem dono anunciado, a corrida pelo outro lugar de subida automática está totalmente em aberto. Separados por dois pontos, Estrela da Amadora (59) e Farense (57) são os candidatos, depois da quebra notória do Académico de Viseu nas jornadas anteriores. Matematicamente, os viseenses (49 pontos) ainda podem sonhar com o segundo posto ou com o terceiro, que vale a presença num play-off com o antepenúltimo classificado da Liga, mas esse é um cenário já muito longínquio nesta altura.
Na jornada deste fim de semana, o Farense recebe amanhã à tarde o F. C. Porto B (15.30 horas, SportTV3), já depois de saber o resultado do Estrela da Amadora-Moreirense, pelo que poderá aproveitar um eventual deslize dos estrelistas para chegar ao segundo lugar.
Nas jornadas seguintes, o Estrela defronta Trofense (fora), Nacional (casa) e Penafiel (fora), enquanto o Farense joga com Nacional (fora), Benfica B (fora) e Tondela (casa). Em caso de igualdade pontual entre as duas equipas no final da competição, o desempate será feito através da diferença de golos marcados e sofridos em todos os jogos, já que os confrontos diretos terminaram em empates (2-2 em Faro e 1-1 na Amadora). A quatro jornadas do fim, a vantagem neste critério é do Estrela, que tem um saldo positivo de 21 golos, contra 17 do Farense.
A equipa algarvia, treinada por José Mota, atravessa um grande momento e soma quatro vitórias consecutivas, mas a de Sérgio Vieira também está em boa forma e ganhou os últimos três jogos.
Recorde-se que o Estrela da Amadora não compete na divisão principal desde 2008/09, tendo passado por um complicadíssimo processo de reestruturação que se seguiu a um período em que o clube esteve perto da extinção. Quanto ao Farense, fez uma época na Liga em 2020/21, que na altura interrompeu um jejum de 18 anos sem presenças no primeiro escalão após a descida em 2001/02, mas não conseguiu a permanência e na temporada passada já esteve na Liga2.