Os emblemas foram convocados pela Liga de Clubes para uma reunião, a realizar segunda-feira, cujo o intuito é discutir o novo modelo de arbitragem que está a ser preparado pelo Conselho de Arbitragem (CA).
Corpo do artigo
A reunião vem a propósito do objetivo do Conselho de Arbitragem (CA) em criar uma entidade externa que fique responsável pela gestão das arbitragens das competições profissionais de futebol, apresentada, na quinta-feira, à Direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Uma resposta ao desafio lançado pela FPF em 06 de junho de 2023.
A empresa terá uma gestão tripartida, entre CA, APAF e a Liga, sendo que cada deverá indicar um elemento para fazer parte da administração. No entanto, por imperativos da UEFA, a FPF terá uma responsabilidade acrescida no modelo de governação. A missão passa por criar uma entidade externa com personalidade jurídica própria, dotada de autonomia financeira, administrativa e técnica, à semelhança daquilo que já acontece em Inglaterra e Alemanha. Assim sendo, o atual quadro terá de levar uma alteração, daí a reunião marcada com os clubes para segunda-feira.
Por fim, quanto à gestão, esta ficará da responsabilidade de um diretor-geral, ficando encarregue, a exemplo, da nomeação das equipas de arbitragem e do videoárbitro, assim como de logísticas de gestão administrativa.