Liverpool, Chelsea, Juventus e Ajax ficarão de fora da próxima edição da mais importante prova de clubes do Mundo.
Corpo do artigo
A qualificação para a Liga dos Campeões constitui um dos principais objetivos, se não mesmo o principal objetivo, para os clubes de topo do futebol europeu.
Para além do prestígio desportivo associado à presença na prova mais importante do calendário europeu, a qualificação para a Champions League constitui uma importante oportunidade para reforçar a capacidade financeira dos clubes apurados, entre prémios da própria competição (atribuídos pela UEFA), receitas de bilheteira e transmissões televisivas, e valorização económica do passe de jogadores.
Em Portugal, o exemplo do Sporting é elucidativo da relevância que a qualificação para a liga milionária pode ter para as contas. O treinador dos leões, Ruben Amorim, admitiu, em algumas conferências de imprensa na reta final desta temporada, que, devido ao clube ter falhado o apuramento para a Liga dos Campeões, a postura dos verdes e brancos no mercado de transferências terá de se alterar, obrigando a SAD a transferir jogadores importantes do plantel, de forma a fazer frente às necessidades de tesouraria para a próxima época.
O Liverpool, vencedor da Liga dos Campeões na época 2018/19, será a principal ausência na próxima edição da competição, ditada pela quinta posição na tabela classificativa da Premier League. A equipa onde alinham os portugueses Diogo Jota e Fábio Carvalho tem um dos melhores registos na competição, com seis títulos conquistados, mas terá de ser mais competente no plano interno, na próxima campanha, se quiser voltar à companhia dos restantes "tubarões" europeus. Por agora, a Liga Europa será o destino dos "reds".
16401683
Na capital inglesa, o Chelsea, impressionou pelo investimento realizado, ao gastar, entre as janelas de transferências do verão e do inverno, 611 milhões de euros em transferências e empréstimos de jogadores, para reforçar o plantel. Dentro de campo, a capacidade desportiva não acompanhou a disponibilidade financeira, e, numa das piores épocas do passado recente do clube, os "blues" ficaram em 12º lugar na Liga Inglesa, que determina a ausência das competições europeias na próxima campanha.
A Juventus, de Massimiliano Allegri, não ficará de fora dos palcos internacionais, pois já garantiu a Liga Conferência e até pode chegar à Liga Europa na última jornada do campeonato italiano. Um castigo aplicado pela justiça desportiva italiana, devido a irregularidades financeiras, retirou 10 pontos aos "bianconeri" no campeonato, o que coloca a equipa de Turim na 7.ª posição da Serie A.
Nos Países Baixos, o Ajax não conseguiu revalidar o título da temporada passada (o conjunto de Amesterdão era tricampeão neerlandês), ficando pelo terceiro lugar na Eredivisie, atrás do PSV Eindhoven, e do campeão Feyernood, e segue, assim, para a Liga Europa.