A Liga Portugal, na primeira época iniciada sob a presidência de Reinaldo Teixeira, tem como objetivo começar o caminho de regresso aos seis primeiros lugares do ranking da UEFA, de onde saiu no fim de 2021/22. Para isso, criou o "Meta 2028", que prevê colaboração estreita com as sociedades desportivas e demais entidades.
Corpo do artigo
A sexta posição na classificação da UEFA permite que a Liga Portugal apure seis emblemas para as três competições europeias - mais um do que os cinco atuais -, melhorando ainda o trajeto pré-Fase Liga a todos os intervenientes, destacando-se a possibilidade de qualificar três clubes para a Liga dos Campeões.
"A Liga Portugal tem de crescer como um todo, dentro e fora das quatro linhas", revela Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal. "É, por isso, fundamental aumentar as receitas de todas as Sociedades Desportivas, tornando-as mais relevantes internacionalmente. Este plano, que decorrerá paralelamente ao processo de Centralização dos Direitos Audiovisuais, incidirá, sobretudo, nas áreas comerciais, de bilhética, receitas de transferências, no aumento do tempo útil de jogo, na redução do número de faltas e na competitividade face aos outros países que ocupam o top-10 do ranking UEFA", afirma o dirigente.
Reinaldo Teixeira "entende que o Futebol Profissional está capaz de suportar a diversificação de objetivos e a definição de metas internacionais mais ambiciosas", sendo assim criado um plano para alcançar mais sucesso europeu.