Estudo do Observatório do Futebol revela que só na 2.ª Divisão da Suécia há um menor aproveitamento nas grandes penalidades
Corpo do artigo
A Liga portuguesa é a competição, entre os principais campeonatos europeus, com a média mais baixa de conversão de grandes penalidades nos últimos três anos, de acordo com um estudo divulgado esta quarta-feira pelo Observatório Internacional do Futebol (CIES).
Segundo o organismo, a prova portuguesa tem uma média de 73,4% de conversão de penáltis, o número mais baixo entre o principal escalão de todos os países europeus. Contabilizando com escalões inferiores, só a 2.ª divisão da Suécia tem uma média mais baixa, com 72,3% de aproveitamento nos penáltis Nesta lista, a Liga 2 aparece igualmente com um número baixo (74,9%), no sétimo lugar.
Entre os principais campeonatos europeus, a Liga espanhola (74,9%) e a Liga grega (76,2%) fecham o pódio das provas com as médias mais baixas. No sentido oposto, a França tem o campeonato mais concretizador de grandes penalidades, com 82,2% de eficácia, seguindo-se o da Turquia, com 82.1%, e dos Países Baixos, com 81,5%.
Ainda de acordo com o mesmo estudo do CIES, na Liga portuguesa assinala-se um penálti a cada 247 minutos de jogo.