Acordo prevê venda por 45 milhões de euros, mais 15 milhões por objetivos, e vai ficar fechado neste mercado de inverno.
Corpo do artigo
Só falta pôr o preto no branco. Luis Díaz vai mesmo ser jogador do Liverpool, com os "reds" a ganharem a corrida ao Tottenham para garantir o extremo já neste mercado de inverno. O clube treinado por Jurgen Klopp paga, no imediato, 45 milhões de euros aos dragões, valor que pode subir mais 15 milhões de euros, por objetivos, o que, a concretizar-se, fará do internacional colombiano a maior venda de sempre da SAD azul e branca.
O duelo entre Liverpool e Tottenham por aquele que é considerado o melhor jogador colombiano da atualidade aqueceu na última semana e caiu para o lado dos reds. O jogador sempre deu primazia à formação de Anfield Road sobre os spurs e o F. C. Porto também beneficia disso - apesar de as propostas serem idênticas -, já que o plano proposto pelos reds prevê o pagamento num espaço de tempo mais curto. A SAD dos dragões consegue, assim, um importante encaixe financeiro, numa altura em que o mundo do futebol ainda procura reverter os prejuízos causados pela pandemia.
O acordo será anunciado, muito provavelmente, durante este fim de semana e está dependente, apenas, de pequenos pormenores como, por exemplo, os exames clínicos. O Liverpool enviou dois médicos para a América do Sul, onde o atleta se encontra ao serviço da seleção colombiana, e caso não haja surpresas de última hora, o extremo será inscrito na Premier League depois de amanhã, dia em que fecha o mercado de inverno.
Os 45 milhões de euros tornam Luis Díaz a segunda maior venda de sempre do F. C. Porto - a par com Mangala e James Rodríguez -, muito perto do recorde. Éder Militão trocou a Invicta pelo Real Madrid por 50 milhões de euros, verba que o colombiano deve ultrapassar. Dos 15 milhões de euros por objetivos, 10M€ não serão difíceis de alcançar - número de jogos -, pelo que o extremo se deve mesmo tornar o dragão mais valioso de todos os tempos. Os restantes cinco milhões dependem da conquista de títulos por parte do Liverpool e de prémios individuais que, eventualmente, o atleta possa receber.
Menos magia na equipa
Se é verdade que a transferência de Díaz vai dar saúde às contas da SAD, não é menos verdade que a saída vai fragilizar a equipa de Sérgio Conceição. O colombiano tem sido o grande destaque da temporada, é o melhor marcador dos azuis e brancos e, agora, vai espalhar magia nos relvados da Premier League que, ao longo dos últimos anos, tem sido o grande cliente do F. C. Porto.
Na soma das 17 maiores vendas para Inglaterra realizadas neste século - analisando apenas negócios que renderam mais de cinco milhões de euros e já contabilizando os 45M€ de Díaz -, os dragões garantiram qualquer coisa como 404,8 milhões de euros. Um autêntico jackpot.