Rui Machado sofreu, esta quinta-feira, a mais pesada derrota em seis passagens pelo Estoril Open em ténis, depois de perder por expressivos 6-1 e 6-0 com o argentino Juan Martin del Potro. "Foi o adversário mais difícil que encontrei até hoje", confessou o número um português.
Corpo do artigo
O tenista português Rui Machado mostrou-se "triste e desiludido" com a derrota contra o "muito forte e inteligente" argentino Juan Martin del Potro, o mais difícil adversário que encontrou ao longo da sua carreira.
"Este foi o adversário mais difícil que encontrei até hoje na minha carreira. Fui totalmente anulado. Talvez por ser alto [1,98 metros]. Ele fez um jogo muito inteligente", afirmou Rui Machado, após ter sido eliminado na segunda ronda do 23.º Estoril Open em ténis.
O número um português, 90.º do "ranking" mundial, foi derrotado pelo 12.º jogador do mundo em dois "sets", pelos parciais de 6-1 e 6-0, em 1.02 horas.
"É obvio que hoje o Del Potro foi muito superior. Acho que ele conseguiu anular o meu jogo, os meus pontos fortes e traduziu-se neste resultado", lamentou.
Rui Machado admitiu ainda alguma "ansiedade" ao aperceber-se que estava "sem soluções" e por sentir que os seus pontos fortes, a nível tático, não estavam a resultar. "O meu adversário hoje foi muito superior. Senti ansiedade em tentar descobrir alguma maneira de tentar dar a volta ao resultado", sustentou.
Já Del Potro, campeão em título e primeiro cabeça de série desta edição do Estoril Open, elogiou Rui Machado, um jogador "perigoso e difícil, muito bom em terra batida".
Na terceira vez que o atual 90.º jogador do "ranking" mundial disputava a segunda ronda do torneio português, sob o testemunho do "contingente" português nesta edição, "pesou" a superior cotação de Del Potro, campeão em título, 12.º da hierarquia e o mais cotado jogador em prova.
Num confronto de sentido único, Rui Machado, que tem como melhor resultado no Jamor os quartos de final na edição de 2010 (eliminado por Frederico Gil, o finalista desse ano), conseguiu apenas ganhar um jogo, numa luta desigual que durou pouco mais de uma hora (1.02).
Nos quartos de final, marcados para sexta-feira, Del Potro vai defrontar agora o espanhol Albert Montanes, sétimo cabeça de série e bicampeão do torneio português, em 2099 e 2010.