A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) revelou, esta quinta-feira, que Madjer será o novo coordenador para o futebol de praia, um anúncio feito logo após o Sporting ter comunicado que o jogador tinha colocado um ponto final na carreira.
Corpo do artigo
João Saraiva, mais conhecido por Madjer, já andava a ser sondado pelo presidente da FPF, Fernando Gomes, para integrar os quadros deste organismo desde que renunciou à seleção em dezembro e a partir de agora vai ser um dos responsáveis pela promoção e desenvolvimento da modalidade, passando a acompanhar a seleção nacional.
Ao serviço de Portugal, o ex-internacional conquistou três Campeonatos do Mundo e cinco Ligas Europeias, e foi eleito cinco vezes melhor jogador do mundo de futebol de praia. Em 22 anos de carreira participou em nove mundiais, fez 583 jogos e apontou 1082 golos.
Fernando Gomes, presidente da FPF, assinalou que era um objetivo antigo que o ala desempenhasse funções na federação após o fim da carreira. "Nós queremos os melhores profissionais a trabalhar na FPF. Sempre tivemos uma política de recrutamento muito exigente e sabemos bem, pelo percurso que fizemos juntos, que o Madjer nos vai oferecer, nestas novas funções, aquilo que os portugueses se habituaram a ver nele dentro do campo: profissionalismo, rigor, humildade, dedicação e excelência", registou o dirigente em declarações ao site oficial do organismo que gere o futebol português.
11841523
E completou: "Pela sua experiência e caraterísticas pessoais, como jogador ou dirigente, e por ser, como se costuma dizer, um 'homem da casa', também temos a certeza que a sua exigência e a sua cultura de vitória serão muito importantes para o futuro que queremos construir na FPF. Finalmente, estamos muito satisfeitos por continuarmos uma política de recrutamento dos nossos melhores atletas no pós-carreira. Já o fizemos anteriormente e vamos continuar este caminho de valorização das nossas grandes referências desportivas".
Por seu lado, Madjer mostrou-se honrado pelo convite e pronto a assumir as novas responsabilidades. "É com grande honra e sentido de responsabilidade que aceitei o convite do presidente da FPF para assumir estas novas funções. Não posso esconder que sempre foi minha ambição continuar a trabalhar na FPF. Sinto-me em casa, esta é a minha família desde há muitos anos e uma organização onde sempre me senti verdadeiramente acarinhado e valorizado", afirmou o novo coordenador, finalizando: "Também gostaria de agradecer esta oportunidade única e garantir que vou continuar, todos os dias, a dar o meu melhor para Portugal ter ainda mais sucesso e para continuarmos a valorizar o futebol nacional. Quero ainda manifestar profunda gratidão ao Sporting por todos estes anos de carinho, dentro e fora de campo".