O Manchester City, adversário do F.C. Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, desperdiçou, este domingo, a oportunidade de voltar a isolar-se no comando da Primeira Liga inglesa, ao perder por 1-0 em Sunderland.
Corpo do artigo
Um dia depois de o Manchester United, com quem reparte o comando ter perdido em Old Trafford com o "lanterna vermelha" Blackburn Rovers por 3-2 e de o Chelsea ter agravado a crise de resultados, com uma derrota em casa por 3-1 com o Aston Villa, os "citizens" também sofreram um desaire no Stadium of Light.
O herói dos locais foi o sul-coreano Ji Dong-Wong, que marcou o único golo do encontro na derradeira jogada da partida, deixando o comando da equipa orientada pelo italiano Roberto Mancini preso apenas por uma melhor diferença de golos relativamente à do United (53-16 contra 49-17).
Com Mario Ballotelli poupado para o próximo jogo com o Liverpool, o City não conseguiu marcar nem com o recurso ao argentino Sérgio Aguero e ao espanhol David Silva, que entraram na segunda parte, apesar de ter enviado a bola por duas vezes à trave, por Edin Dzeko e Micah Richards.
Acabou por ser o suplente Ji a dar a vitória aos "Black Cats", orientados por Martin O'Neill, no terceiro minuto dos descontos, na sequência de um contra-ataque: o jogo terminou logo após a bola ir ao centro do relvado e o Sunderland ficou seis pontos acima da linha de despromoção.
O Sunderland teve, assim, um perfeito início de 2012 e continua a ter apenas uma derrota desde que contratou Martin O'Neill, que orientou a equipa em cinco jogos.
Após a 19.ª jornada, Manchester City e Manchester United continuam a somar 45 pontos, mais seis do que o terceiro classificado, o Tottenham, que, no entanto, tem menos um jogo disputado. Seguem-se o Arsenal, com 36, e a dupla formada por Chelsea e Liverpool, ambos com 34.