A época dos dragões arranca, oficialmente, no sábado e logo com um troféu em disputa. A equipa de Sérgio Conceição parte em busca da conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, no Municipal de Aveiro (20.45 horas) frente ao Tondela, e o treinador deve apresentar praticamente o mesmo onze que foi utilizado ante o Mónaco, no jogo de apresentação aos adeptos, com a exceção a surgir, apenas, na baliza.
Corpo do artigo
Diogo Costa cumpre castigo, tal como Manafá - que também está lesionado -, Fábio Cardoso e Otávio, na sequência dos cânticos ofensivos ao Benfica na festa do título, e a baliza ficará entregue a Agustín Marchesín, mesmo tendo em conta que o argentino continua no mercado em busca de um projeto que lhe permita jogar com mais regularidade em 2022/23.
A zona central da defesa é o setor onde Conceição tem menos opções para este arranque de temporada, uma vez que além do já referido Fábio Cardoso também o reforço David Carmo está castigado: o central, contratado ao Braga por 20 milhões de euros, vai cumprir o primeiro de dois jogos de suspensão que transitam da época passada, quando foi expulso na última jornada do campeonato ante o Famalicão, falhando, também, a estreia na Liga 2022/23 contra o Marítimo.
Assim, da equipa principal sobram apenas o capitão Pepe e o espanhol Marcano que, depois de ter sido titular contra o Mónaco, vai repetir o estatuto e uma sensação que não conhece há precisamente oito meses. O último jogo oficial do espanhol ao serviço do F. C. Porto aconteceu a 30 de outubro do ano passado, frente ao Boavista (vitória por 4-1), quando fez dupla precisamente com Pepe.
Para trás ficavam outras 11 partidas realizadas, algumas das quais como defesa esquerdo. Depois, perdeu espaço para Mbemba e também para Fábio Cardoso, mas agora tem a chance de começar a nova época a titular e com a hipótese de levantar um troféu.