O Marco 09 sagrou-se campeão da Divisão de Elite da A. F. Porto e chega aos campeonatos nacionais, sete anos após a chegada da nova Direção, liderada por Eduardo Felipe. Marcuenses não vão parar por aqui e o foco já está apontado ao futebol profissional.
Corpo do artigo
Quando chegou ao Marco 09, na temporada 2016/17, Eduardo Felipe encontrou um clube desfeito. Não havia bolas, material de treino, nem atletas, mas rapidamente tratou de pôr mãos à obra e formar uma equipa capaz de competir. Desde então, o emblema do Marco de Canaveses subiu da 2.ª Divisão Distrital ao Campeonato de Portugal e a altura é de celebrar.
"Foi um dia especial, que nunca mais me vou esquecer. Recolocamos o Marco nos campeonatos nacionais, 16 anos depois, mas o que me deixa mais feliz é perceber que conseguimos trazer de volta ao clube os adeptos e os cidadãos deste concelho, que já estavam um bocado desligados do futebol", conta, emocionado, o presidente Eduardo Felipe, natural do Brasil, mas que se apaixonou pela cidade quando foi jogador do extinto Futebol Clube do Marco.
O dirigente reconhece que foi preciso muito trabalho para chegar desde o ponto inicial até ao momento atual, que significou muitas noites sem dormir, por vezes colocar a família em segundo plano, tudo para realizar o sonho de muitos marcuenses. No entanto, o presidente acreditava no sucesso desde o início. "Eu sabia que eventualmente íamos conseguir o objetivo a que nos propusemos. Esta temporada sentia que estava tudo mais do que pronto para atacar essa missão, desde um bom plantel, uma equipa técnica de muito trabalho e boas infraestruturas", explicou Eduardo Felipe, ao JN, admitindo que as muitas dificuldades ao longo do percurso o desanimaram, mas que nunca lhe passou pela cabeça desistir.
Outro dos segredos para a boa época do Marco 09 foi a entrada de um investidor, que deu o empurrão que faltava para chegar a outro patamar. "Desde que me apresentaram a ideia de ajuda externa que disse que não queria empresários de futebol como investidores, mas o senhor Luís Pedro não era nada disso. É um empresário que investe noutras áreas e queria investir no futebol. Aprendo todos os dias, mas ele deu-me outras perspetivas sobre gestão empresarial, que consegui aplicar ao Marco 09. Além do investimento que fez no clube, o mais importante foram as valências humanas que trouxe para cima da mesa e nos ajudaram a conseguir chegar ao objetivo".
A época terminou este fim de semana, mas os motores continuam ligados já a planear a próxima temporada no Campeonato de Portugal. Ciente da dificuldade acrescida, Eduardo Felipe ressalva a ambição do Marco 09 em continuar a escalar a montanha do futebol português.
"Claro que vamos ter de mudar algumas coisas e adaptar-nos à realidade da exigência do Campeonato de Portugal. Mas acredito muito em toda a gente que trabalha comigo e estou certo que com alguns ajustes vamos conseguir o que pretendemos. O Marco 09 entra em todas as competições para tentar ganhar, no entanto, não queremos atacar a subida sem termos as bases para um crescimento sustentado", defende o líder.
O objetivo a longo prazo de "regressar aos campeonatos profissionais" já está bem traçado na mente de Eduardo Felipe que, sem "fazer disso uma obsessão", está a trabalhar para fazer um grupo sólido e competitivo e, passo a passo, recolocar o Marco 09 no sítio onde acredita que merece estar por direito.
Treinador em êxtase com o sucesso
Se a Direção e os jogadores tiveram um papel fundamental neste sucesso, o trabalho da equipa liderada pelo treinador Bock não pode ser esquecido. O técnico guiou o clube para um registo de 25 vitórias, nove empates e apenas três derrotas, em 37 jogos, nos quais marcou 73 golos e apenas sofreu 29. Após a conquista histórica para o emblema do Marco de Canaveses, Bock era o homem mais feliz do Mundo.
"Esta conquista significa muito para mim. Subir para os campeonatos nacionais, como treinador, numa equipa onde joguei, torna tudo ainda mais especial. Foi uma época bastante complicada em vários aspetos, mas sinto-me tremendamente orgulhoso com todos os meus jogadores e com o feito que aqui alcançámos", revelou Bock, ao JN.