Martim Fernandes: A maturidade de um prodígio que procura seguir as pisadas de João Pinto
Martim Fernandes foi a surpresa do onze do F. C. Porto no clássico frente ao Sporting. O lateral, de 18 anos, não tremeu e mostrou destreza ofensiva, agradando ao universo azul e branco. Em 2022 tinha atirado para um objetivo: "Chegar à equipa principal e ter uma carreira igual, ou melhor, do que a do João Pinto".
Corpo do artigo
Martim Fernandes foi um dos protagonistas do clássico de domingo. O jovem lateral direito, de 18 anos, foi alternativa de Sérgio Conceição face à ausência de João Mário e, apesar da pressão acrescida pelo jogo em si, não tremeu e esteve em bom plano na partida que marca a estreia para a primeira Liga. Na retina fica a jogada para o segundo golo, onde, destemidamente, galgou pelo campo fora, deixou Hjulmand estendido no relvado e assistiu para Pepê.
Mas quem é este novo talento que emerge no Dragão? Para isso teremos de recuar a 2015, quando começou a dar os primeiros passos no mundo do futebol. Natural de Valongo, foi no Valonguense que iniciou a jornada. Rapidamente chamou a atenção dos azuis e brancos e no espaço de dois anos tornou-se reforço das camadas jovens para integrar o escalão de sub-12 da Dragon Force.