O bicampeão do Mundo de Fórmula 1, Max Verstappen, conseguiu um tempo arrasador na qualificação para o Grande Prémio da Bélgica, mas vai largar apenas de sexto na corrida de domingo, devido a uma penalização de cinco lugares por ter trocado a caixa de velocidades do Red Bull.
Corpo do artigo
Depois de ter estado muito perto de ser eliminado na segunda fase da qualificação, "Super Max" voltou ao seu melhor na Q3, completando a melhor volta em Spa-Francorchamps em 1:46.168 minutos e para se ter uma noção da rapidez do neerlandês basta ver a diferença para o segundo mais rápido.
Charles Leclerc, em Ferrari, ficou a 0.820 segundos de Verstappen - uma eternidade na F1 -, batendo o segundo Red Bull, o de Sergio Pérez, enquanto Lewis Hamilton (Mercedes) foi quarto à frente de Carlos Sainz (Ferrari), Oscar Piastri (McLaren), Lando Norris (McLaren), George Russell (Mercedes), Fernando Alonso (Aston Martin) e Lance Stroll (Aston Martin).
Apesar da demonstração de classe em "Spa", Max vai largar apenas do sexto lugar na corrida de domingo, já que a equipa optou por trocar a caixa de velocidades, sendo, por isso, punida em cinco posições, deixando a "pole position" para Leclerc e o segundo lugar da primeira fila para Pérez.
Este sábado realiza-se a qualificação para a corrida sprint, que começa às 15.30 horas, enquanto o Grande Prémio arranca no domingo pelas 14 horas.