Avançado escapa a operação devido à fratura no nariz sofrida contra a Áustria, na primeira jornada do Euro2024, e descansa compatriotas, após horas de medo. Regresso à competição ainda não tem data certa.
Corpo do artigo
Durante umas horas, a França esteve em suspenso perante a hipótese de ver reduzidas drasticamente as perspectivas de ver a seleção campeã da Europa. O nariz ensaguentado de Kylian Mbappé fez esquecer a vitória sobre a Áustria (1-0), na segunda-feira, ao ponto de se temer que a participação do grande craque francês no Campeonato da Europa não passasse da primeira primeira jornada.
Ainda por cima, após o jogo, tudo o que os franceses fizeram foi alarmar os compatriotas mais preocupados, com o selecionador Didier Deschamps a afirmar que “o nariz não está nada bom”. Porém, da ida do avançado ao hospital de Dusseldorf resultaram notícias animadoras e a partir daí até deu para brincar com a situação.
O primeiro a mostrar alívio foi o próprio. Afastada a necessidade de operação, algo que colocaria em causa a sua disponibilidade para o resto da competição, Mbappé recorreu às redes sociais em busca de... inspiração. “Ideias para máscaras?”, escreveu, animado. E elas surgiram.
Houve quem sugerisse a cara do presidente francês, Emmanuel Macron, ou a de Marine Le Pen, a líder da extrema-direita francesa que tem em Mbappé um opositor declarado. A mais consensual, contudo, é uma réplica das que fizeram, e fazem, parte do charme das Tartarugas Ninja, com quem o capitão gaulês é comparado reiteradamente, por supostas semelhanças faciais com Miguel Ângelo, Rafael, Donatello e Leonardo.
Seja qual for, o que importa é queKylian Mbappé resiste, para gaúdio dos franceses e uma certa desilusão dos adversários, mas ainda não é claro quando volta: “É cedo para dizer”, adiantou Philippe Diallo, presidente da Federação Francesa. Para já, é certo que falhará o duelo com os Países Baixos.