Médica diz que antigos atletas chineses foram submetidos a programa de doping estatal
Atletas olímpicos chineses foram submetidos a um regime de doping patrocinado pelo Estado nas décadas de 1980 e 1990, disse, esta sexta-feira, uma antiga chefe médica à imprensa australiana.
Corpo do artigo
Xue Yinxian, chefe médica da equipa de ginastas chinesa nos anos 1980, disse que esteróides e hormonas humanas de crescimento faziam parte da "formação científica" numa altura em que o país emergia como uma potência desportiva.
"Era galopante nos anos 1980. (...) Tínhamos de aceitá-lo", disse ao jornal "Sydney Morning Herald.
Xue Yinxian disse que frequentemente os atletas não tinham conhecimento das substâncias com que eram injetados e que o pessoal médico que se recusava a participar era marginalizado.
As autoridades de Pequim insitem ter eliminado as práticas de doping desde os campeonatos mundiais de natação de 1994.
A imprensa official chinesa informou que todos os atletas e treinadores participantes nos Jogos Olímpicos de Londres tiveram de jurar perante a nação estarem livres de doping.
Muitos atletas chineses têm evitado consumir carne de porco, vaca e carneiro por receio de que estes alimentos contenham substâncias como o clenbuterol, que tem sido utilizado para criar gado chinês e é um agente anabolizante proibido.