Sérgio Conceição com os melhores resultados no campeonato desde que chegou ao Dragão
Corpo do artigo
Onze vitórias em 13 jornadas valem a liderança do campeonato aos dragões, em igualdade pontual com o Sporting, e representam, também, o melhor início na Liga portuguesa de Sérgio Conceição desde que chegou aos dragões, em 2017/18. Na quinta temporada ao serviço dos azuis e brancos, o técnico tem agora um enorme desafio europeu pela frente, lutando, na terça-feira, com o Atlético de Madrid por um lugar nos oitavos de final da Champions.
O F. C. Porto cedeu apenas dois empates - Marítimo e Sporting, ambos fora de casa -, que representam quatro pontos perdidos em 39 possíveis, num passo em frente ao que foi conseguido nas quatro épocas anteriores. Em 2020/21, foram duas derrotas e um empate nas 13 primeiras rondas (oito pontos desperdiçados), enquanto no ano anterior registou duas igualdades e um desaire (sete pontos). Em 2018/19 e 2017/18, a equipa de Conceição desperdiçou seis pontos, cedendo, respetivamente, duas derrotas e três empates no mesmo número de jornadas.
O desempenho ofensivo (33 golos marcados) é o segundo melhor do reinado do atual técnico, sendo que só na época passada os azuis e brancos marcaram mais (35), enquanto a eficácia da defesa é a terceira melhor - oito sofridos, contra os seis de 2019/20 e os cinco de 2017/18.
Com a luta pelo título bem encaminhada, Conceição tem, agora, outro objetivo importante pela frente. O treinador procura garantir a quarta qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, algo que apenas não conseguiu em 2019/20, quando foi eliminado pelo Krasnodar no play-off. De resto, sempre que disputou a fase de grupos da liga milionária, chegou por duas vezes aos quartos de final e uma aos oitavos.
Terça-feira, o F. C. Porto procura repetir o apuramento e, para isso, tem dois cenários possíveis: vencer o Atlético de Madrid, no Dragão, ou empatar com os colchoneros, mas neste caso o Milan não poderá vencer o Liverpool.