O piloto português Miguel Oliveira, aos comandos de uma KTM, conquistou hoje a 'pole position' para o Grande Prémio da Argentina de Moto3, terceira prova do Mundial de motociclismo de velocidade.
Corpo do artigo
Oliveira, que caiu nas duas primeiras provas e ainda não pontuou no Campeonato do Mundo de 2015, obteve a segunda "pole" da carreira, estabelecendo a melhor volta ao circuito de Termas de Rio Hondo na última passagem pela meta, com o tempo de 1.48,461 minutos.
"Consegui o melhor tempo graças ao efeito de 'aspiração' [gerado por circular atrás, mas muito perto, de outro piloto], mas seria uma grande alegria conseguir amanhã [domingo] uns bons pontos para o campeonato, que tanta falta me fazem", observou.
O piloto português bateu por escassos 50 milésimos o britânico Danny Kent, líder isolado do Campeonato do Mundo de Moto3, e por 204 milésimos o italiano Niccolò Antonelli, ambos em Honda, segundo e terceiro classificados, respetivamente.
A única vez em que Oliveira partiu da "pole position" para uma prova da categoria mais baixa do motociclismo de velocidade aconteceu há quase dois anos, no Grande Prémio da Holanda de 2013, cuja corrida terminou no quarto lugar.
Oliveira estabeleceu na altura a melhor volta ao circuito de Assen, precisamente, com o mesmo registo obtido pelo espanhol Alex Marques, sobre o qual estava em vantagem, por ter um segundo tempo melhor.
"Este resultado foi bom, mas não quer dizer nada para a corrida. Penso que o ritmo da corrida será, aproximadamente, de 1.49 minutos, ainda que dependa muito do vento que se fizer sentir", assinalou.
O piloto natural de Almada é o único português que já conseguiu subir ao pódio no Mundial de motociclismo de velocidade, o que fez em quatro ocasiões, tendo como melhor resultado o segundo lugar conquistado no Grande Prémio da Austrália, em 2012.