O português Miguel Oliveira (Suter Honda) alcançou, esta sexta-feira, o oitavo tempo nos treinos livres do Grande Prémio de Itália de Moto3, no circuito de Mugello, a 0,777 segundos do mais rápido, o espanhol Maverick Viñales (FTR Honda).
Corpo do artigo
O almadense, que ocupa o 12.º lugar do Mundial com 39 pontos, concluiu a primeira sessão com na 11.ª posição, ao gastar 2.01,392 minutos na sua volta, mais 0,962 segundos que Viñales, que também conseguiu o melhor tempo nessa fase.
Na segunda sessão, Oliveira acelerou e ascendeu ao oitavo posto, com o registo de 2.00,324 minutos, ficando então a 0,777 do espanhol, segundo classificado do Mundial de Moto3 com menos 18 pontos do alemão Sandro Cortese, que hoje não foi além do sétimo tempo, a 0,648 de Viñales.
"O dia correu bastante bem. De tarde melhorámos bastante o tempo da sessão matinal", reconheceu Miguel Oliveira, acrescentando ter tido "alguns problemas com o acerto da moto para o circuito, principalmente com eixo frontal" durante a manhã.
Depois, o português destacou apenas a sua última volta, quando conseguiu rodar sem outros pilotos à sua frente, definindo como objetivo um lugar entre os seis primeiros na qualificação.
"Vamos tratar de afinar bem a moto para a qualificação porque é muito importante conseguir um resultado nas duas primeiras linhas da grelha para não perdermos o contacto com o grupo da frente", rematou.
Em MotoGP, o espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha), líder do campeonato, conseguiu o melhor tempo dos treinos, com o tempo de 1.48,076 minutos, menos 0,031 segundos que o compatriota Dani Pedrosa (Honda) e 0,081 que o norte-americano Nicky Hayden (Ducati), segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Já em Moto2, o espanhol Pol Espargaro (Kalex) foi o mais rápido, ao rodar em 1.52,745 minutos, deixando o britânico Bradley Smith (Tech 3) e o suíço Thomas Luthi (Suter) nas posições imediatas a, respetivamente, 0,221 e 0,434 segundos.