O português Miguel Oliveira (Mahindra) fez este sábado a melhor qualificação da época ao conseguir o quinto lugar da "grelha" de partida para o Grande Prémio da República Checa em Moto 3.
Corpo do artigo
Só por uma vez entre os 10 primeiros da qualificação, na Catalunha (7.º), o piloto de Almada deixou hoje um sinal positivo no circuito de Brno, na véspera da 11.ª prova do Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade.
Na mais rápida das 14 voltas que cumpriu, Miguel Oliveira rodou em 2.08,095 minutos, ou seja, 404 milésimos mais lento do que o espanhol Alex Marquez (Honda), que vai largar da "pole position", ocupando a primeira fila ao lado do compatriota Isaac Viñales (KTM) e do italiano Niccolo Antonelli (KTM).
"A qualificação correu bastante bem apesar das condições complicadas tanto no início como no final, com a chuva a interromper várias vezes. Não pudemos fazer uma qualificação normal, mas no último esforço final conseguimos fazer uma boa volta e colocarmo-nos na quinta posição", afirmou Miguel Oliveira citado pela sua assessoria de imprensa.
Aparentemente sem se ter ressentido da queda sofrida na sexta-feira, nos treinos livres, Miguel Oliveira vai ocupar o lugar central da segunda fila, entre o espanhol Alex Rins (Honda), quarto, e o australiano Jack Miller (KTM), líder do Mundial, que larga da sexta posição, numa prova marcada para as 11 horas locais (10 horas em Lisboa).
"As últimas qualificações não têm sido muito positivas, o que me obriga na corrida a fazer grandes recuperações, mas espero que, partindo já da segunda fila, me possa colocar muito melhor para a corrida e não ter de esforçar tanto a mota e também a mim mesmo e simplesmente conseguir seguir os demais", completou.
Miguel Oliveira segue em oitavo lugar no Mundial de pilotos de Moto3, com 62 pontos, enquanto Miller comanda, com 158 pontos, à frente do espanhol Efren Vazques (Honda), com 137, e de Alex Marquez, com 133.