Movimento das claques sob supervisão das autoridades. Marquês de Pombal será o epicentro dos festejos.
Corpo do artigo
Cerca de mil operacionais da Polícia de Segurança Pública (PSP) estão destacados para o duelo do próximo sábado, entre Benfica e Sporting, no Estádio da Luz, e também para os eventuais festejos da conquista do título nacional, por parte dos adeptos encarnados ou dos verdes e brancos, que, se acontecerem, vão decorrer em Lisboa e no resto do país.
As autoridades vão, naturalmente, estar atentas ao palco das águias, mas também ao Estádio José de Alvalade, que passará a ser um dos centros da festa, no caso dos leões revalidarem o título nacional. Por ser um jogo de características praticamente únicas na história do futebol português – os registos indicam que nunca duas equipas estiveram em condições de ganhar o campeonato no mesmo jogo –, todos os cenários foram equacionados em várias reuniões recentes entre a PSP, os dois clubes, a Câmara Municipal de Lisboa (CML), o Plano Nacional de Desporto e “spotters”. Estes últimos são importantes para verificar eventuais focos de tensão entre claques dos emblemas e prevenir, por exemplo, movimentos prévios, como atos combinados. No plano geral, todas as polícias vão ser chamadas e serão adotadas as medidas normais e, se necessário, adicionais de segurança. Todos os dispositivos vão estar em alerta no país.
Cerca de 300 a 400 elementos marcarão presença na Luz e os restantes, a 1.ª Divisão da PSP, vão concentrar-se noutros locais da capital, com foco no Marquês de Pombal. Se houver campeão, as pessoas vão convergir para o habitual palco de festas em Lisboa, o que implicará o encerramento ao trânsito de ruas e um perímetro de segurança, à semelhança do que aconteceu nos últimos anos. Os adeptos vão ser monitorizados e revistados pelas autoridades, com o objetivo de travar excessos e apreender objetos que possam perturbar a paz pública.
O plano da festa, propriamente, dirá respeito ao clube vencedor. No Marquês, haverá um palco e conjuntos de luzes e os custos vão estar a cargo do campeão. Contactada pelo JN, fonte da CML garantiu que não vai pagar qualquer percentagem, à exceção da higiene urbana.
Bilhetes da Taça à venda na próxima segunda-feira
Além do dérbi da Luz, há outro que já está a mexer com planos de segurança e também com a venda de bilhetes. A final da Taça de Portugal, que será disputada pelos rivais de Lisboa, realiza-se a 25 de maio no Estádio Nacional, em Oeiras, e os ingressos começam a ser vendidos na próxima segunda-feira, a partir das 10 horas, com preços que variam entre 20 e 40 euros. Nas bancadas do anfiteatro do Jamor, os adeptos do Benfica ficarão no setor Norte, enquanto os do Sporting vão sentar-se no lado Sul.
Dados
Ingressos hoje
Os adeptos do Sporting vão poder comprar bilhetes para o dérbi hoje, a partir das 16 horas, numa venda “exclusivamente online”, revelou o clube.
Troféu na Luz
A taça vai estar na Luz, mas só será entregue se o Benfica se sagrar campeão. Se for o Sporting, isso acontecerá em Alvalade, na última jornada.
Invasão de adeptos
No último dérbi para a Liga na Luz, 50 adeptos invadiram o relvado após o golo que deu a vitória (2-1) à águia. Falha de segurança.