José Mourinho diz que só o empresário de futebol Jorge Mendes "podia ganhar" o prémio de "melhor agente do ano", porque "os negócios e as verbas que fez movimentar são incomparáveis". Ronaldo considera o agente um "irmão mais velho".
Corpo do artigo
"Com todo o respeito pelos outros agentes, ele merece ganhar. Se o critério for os negócios feitos este ano, é ele. Se forem as verbas envolvidas, é ele. Se forem as relações com os clubes e os treinadores, é ele. Não há hipótese", disse Mourinho, que considera crucial este último ponto.
Para o "Special One", que expressou as suas opiniões numa mensagem vídeo, Jorge Mendes "não é só um grande agente, mas também um grande "manager" de jogadores".
"Os (jogadores) dele estão sempre motivados e respeitam os compromissos e as relações com os clubes. Estes, quando querem manter um jogador, falam primeiro com ele, que perde, muitas vezes, boas oportunidades de negócio para proteger os clubes", explicou o técnico do Real Madrid.
Quanto à sua relação com os jogadores, Mourinho garante que Jorge Mendes "não os encara como produtos que quer vender a todo o custo", mas antes como "homens que precisam de estabilidade, protecção e uma boa atmosfera de trabalho".
Mesmo quando as coisas correm mal e um jogador não rende aquilo que dele se espera, "é o primeiro a querer resolver o problema" e ajudar o clube. "Não se esconde, não desaparece como outros fazem, procura assegurar que o clube tenha lucro e que o jogador possa seguir a sua vida e ter sucesso noutro clube", frisou.
Mourinho destaca ainda a relação pessoal de Jorge Mendes com os seus jogadores, dando os exemplos de Cristiano Ronaldo, Nani, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira. "Eles não o olham como o seu agente, mas antes como um amigo, alguém em quem podem confiar", concluiu o treinador do Real Madrid.
"Um irmão mais velho"
Cristiano Ronaldo conheceu Jorge Mendes há oito anos, antes da sua transferência do Sporting para o Manchester United.
"Foi um dia feliz na minha vida, tive logo uma imediata empatia com ele e não tardei a perceber que estava perante um homem leal e honesto, com quem estabeleci uma relação fantástica", disse o jogador luso.
Cristiano Ronaldo considera as transferências do Sporting para o Manchester United e deste para o Real Madrid, "grandes momentos" na sua vida, aos quais esteve associado Jorge Mendes, a quem apelida de "irmão mais velho".
"Ninguém mais do que ele merece este prémio, não só pelo que fez por mim, mas por todos os jogadores que representa", frisou Ronaldo, considerando-o o "melhor agente do mundo" não por ser "um amigo", mas "pelo que tem feito pelo futebol".