Matilde Rodrigues (57 kg) e Gonçalo Noites (-71 kg) vão lutar, esta terça-feira, pela medalha de ouro no muaythai dos Jogos Europeus, enquanto a seleção masculina de râguebi sevens e Marcos Freitas, no ténis de mesa, tentarão atingir as respetivas finais.
Corpo do artigo
Garantido o pódio após vencerem um combate no muaythai, que se estreia em Jogos Europeus e que atribui duas medalhas de bronze por categoria, Matilde Rodrigues e Gonçalo Noites venceram, esta segunda-feira, os respetivos combates e assim aspiram ao ouro.
Após ganharem o primeiro combate da competição, a presença nas meias-finais já garantia o pódio - o muaythai atribui duas medalhas de bronze -, contudo a jovem Matilde Rodrigues foi além disso e vai disputar o ouro na categoria de -57 kg, após bater a finlandesa Miina Sirkeoja por 30-27, impondo-se nos três rounds.
A portuguesa de 19 anos vai ter como último obstáculo para o ouro a sueca Patricia Axlin, às 15.25 horas portuguesas, em Myslenice, pouco antes de Gonçalo Noites também aspirar ao triunfo, às 16.40 horas, frente ao ucraniano Oleksandr Yefimenko. O lutador de 22 anos impôs-se ao polaco Jakub Rajewski pelos mesmos 30-27, com êxito nos três rounds na categoria de -71 kg.
No râguebi, os lobos mostraram grande confiança e consistência frente à Geórgia, conseguindo um desequilibrado 31-5 rumo às meias-finais, nas quais vão encontrar a Irlanda, sendo que o vencedor do torneio vai aos Jogos Olímpicos Paris2024, enquanto os outros medalhados vão a uma repescagem internacional no próximo ano.
No ténis de mesa, Marcos Freitas, 60.º do ranking mundial, continua a despachar adversários com melhor ranking, com o esloveno Darko Jorgic, 14.º, a ser a vítima, por 4-2, pelos parciais de 11-9, 11-7, 11-9, 8-11, 11-13 e 11-4, em 55 minutos. Terá como adversário à final o prodígio francês Alexis Lebrun (18.º), que, com somente 19 anos, eliminou o campeão da Europa, nono do mundo e primeiro cabeça de série, o alemão Dang Qiu.
Medalha de ouro em Minsk2019, Fu Yu (29.ª) não conseguiu passar dos quartos de final, cedendo, num jogo para esquecer, por 4-0 frente à monegasca Xiaoxin Yang (18.ª), que se impôs por 12-10, 11-4, 11-7 e 11-2 em menos de meia hora.
No breaking, Vanessa Marina teve um desempenho em progressão e avançou para os quartos de final ao ganhar três dos seis rounds do seu grupo, qualificando-se com 28 pontos, o sétimo melhor registo entre as oito que vão disputar os primeiros lugares da modalidade que vai ter estreia olímpica em Paris2024
No pentatlo moderno, Duarte Taleigo foi 26.º entre os 30 atletas no grupo B, com 1.130 pontos, sendo que na 'poule' A houve sete desportistas entre os 29 em competição com pior desempenho do que o luso, que assim, no computo geral, tem o 48.º registo entre os 59 competidores.
No tiro, a olímpica Joana Castelão terminou em 13.ª a prova de pistola a 25 metros, a um ponto do oitavo posto, que dá direito a discutir as medalhas. Depois dos 289 pontos somados domingo na precisão em Wroclaw, após o desafio da rapidez totalizou 578 pontos.
No badminton, Bernardo Atilano, 83.º do ranking mundial, a sua melhor posição de sempre, estava focado em passar aos oitavos de final no segundo lugar do Grupo C, contudo perdeu com um dos dois rivais que poderia roubar a vaga, o suíço Tobias Kuenzi, 144.º, por 2-0, com 21-16 e 21-12.
Na terça-feira o campeão e número um nacional terá, em teoria, um desafio mais fácil, ante o estónio Karl Kert, 305.º, fechando a 'poule' quarta-feira ante o francês Toma Popov, terceiro cabeça de série do torneio e 29.º mundial.
Na esgrima, Maria Alvim ainda passou a fase de 'poules' e eliminou posteriormente a romena Alexandra Predescu (13-8), no entanto foi afastada nos 16 avos de final na espada. Luís Macedo (florete) e Fabiana Bonito (espada) não passaram da fase de grupos.
No tiro com arco, Nuno Carneiro ficou-se pelos 16 avos de final ao ser afastado pelo francês Nicolas Bernardi, por 6-2, depois do 45.º lugar na ronda de emparelhamento dos arqueiros.