A nadadora Patrícia Conceição melhorou este sábado o seu próprio recorde absoluto dos 50 metros livres, ao registar o tempo de 26,00 segundos nos campeonatos nacionais de juniores e seniores, que decorrem no Estádio Universitário, em Lisboa.
Corpo do artigo
A atleta do Clube de Natação da Amadora retirou 29 centésimos à anterior marca, que tinha sido alcançada o ano passado, no Jamor.
Por seu turno, o "olímpico" Diogo Carvalho juntou o título nacional nos 200 metros mariposa a mais um mínimo para os Mundiais de Roma, que decorrem entre 26 de Julho e 02 de Agosto.
O nadador aveirense, que já tinha conseguido o apuramento para os 50 metros mariposa, conseguiu agora o passaporte para os 200 metros da mesma especialidade com o tempo de 1.58,07 minutos, menos 60 centésimos que a marca mínima exigida para os Mundiais.
A equipa feminina do FC Porto, formada por Marta Marinho, Joana Carvalho, Cláudia Moreno e Sara Loureiro, estabeleceu também um novo recorde nacional sénior na estafeta dos 4x50 metros estilos, com a marca de 1.59,80.
O anterior registo pertencia ao Clube de Natação da Amadora desde Julho de 2007, quando a formação amadorense tinha registado a marca de 2.01,53.
Na categoria de juniores, Alexis Santos, do Sporting, conseguiu o apuramento para o Europeu do escalão, que se disputa em Praga, no próximo mês de Julho, depois de registar 58,19 segundos nos 100 metros costas.~
Diana Rocha, do Viana Natação, também assegurou o apuramento para Praga ao nadar os 400 metros estilo em 5.06,32 minutos.