Os estudos acumulam-se e o resultado repete-se. Cristiano Ronaldo viu confirmado, agora pela revista “Forbes”, que foi o desportista mais bem pago do mundo em 2023, tendo acumulado rendimentos de cerca de 240 milhões de euros.
Corpo do artigo
Desde que se mudou para os sauditas do Al Nassr, em janeiro de 2022, que Cristiano Ronaldo lidera a lista dos desportistas mais bem pagos do planeta. No ano passado, o futebolista português, de 39 anos, faturou cerca de 240 milhões de euros, mais 40 milhões do que Jon Rahm (golfe) e mais 116 milhões do que Lionel Messi (futebol), que completam o pódio.
Ronaldo é, sem surpresa, o único português a figurar no top 50 mundial, dominado por atletas a competir na NBA, num total de 19. Aliás, o top 10 conta com três basquetebolistas (4.º Lebron James, 118 milhões de euros; 5.º Giannis Antetokounmpo, 102 milhões de euros; 9.º Stephen Curry, 93 milhões de euros).
Kylian Mbappé, futebolista do PSG, é o único desportista a atuar na Europa entre os primeiros dez classificados nesta lista milionária, quedando-se pelo 6.º lugar, com um rendimento global de 101 milhões de euros em 2023.
De recordar que o sítio “Sportico” já havia publicado um estudo semelhante, em fevereiro deste ano, que colocava igualmente Cristiano Ronaldo como o desportista mais bem pago no ano passado, mas com um valor total de 255 milhões de euros.
Curiosamente, o top 10 em ambas as listas é muito parecido, mas não exatamente igual. Por exemplo, Kevin Durant (basquetebol, 80,4 milhões de euros) e Patrick Mahomes (futebol americano, 78 milhões de euros) fecham o top 10 da “Sportico”, enquanto que na “Forbes” são Stephen Curry (basquetebol, 93 milhões de euros) e Lamar Jackson (futebol americano, 92 milhões de euros) a fazerem-no.