Cristiano Ronaldo despediu-se das fases finais do Campeonato do Mundo sem realizar o grande sonho de ganhar a prova. Foi isso que o craque luso escreveu nas redes sociais, numa mensagem em que também aproveitou para negar que alguma vez tenha pensado em abandonar a seleção no Catar.
Corpo do artigo
Os números do que fez no Mundial 2022, por comparação com os históricos rivais Messi e Neymar, não deixam margem para dúvidas. CR7 chegou à competição longe da forma dos últimos anos e não conseguiu ter a influência habitual no rendimento de Portugal.
As estatísticas são, como quase sempre, esclarecedoras: Ronaldo marcou menos do que o argentino e o brasileiro, não fez assistências, rematou menos, falhou mais passes, sofreu menos faltas e ganhou menos duelos. Após a derrota de anteontem com Marrocos, o segundo jogo seguido em que foi suplente utilizado, depois de ter sido titular nas três partidas da fase de grupos, saiu a chorar do campo, sucumbindo à emoção de ter perdido aquele que, quase de certeza, foi o último jogo que disputou num Campeonato do Mundo.
As lágrimas também caíram do rosto de Neymar, após a eliminação do Brasil nos quartos de final, pelo que Messi é o único deste trio de estrelas que ainda aspira ao título mundial. Autor de quatro golos até ao momento (só o francês Mbappé, o jogador mais valioso do Mundial, tem mais, com cinco), o astro argentino prepara-se para jogar a meia-final com a Croácia, à procura de chegar à segunda final da carreira na maior competição de seleções (perdeu a de 2014 com a Alemanha).
Futuro por definir
Voltando a Cristiano Ronaldo, tem o futuro próximo envolto em incerteza. Depois de ter rescindido contrato com o Manchester United, o internacional português é livre para assinar por outro clube em janeiro, sabendo-se que tem em mãos uma proposta de 500 milhões de euros, por dois anos e meio, do Al-Nassr, da Arábia Saudita. No final do jogo da semana passada, com a Suíça, o avançado foi questionado na zona mista sobre se já teria assinado pelo clube árabe e respondeu, em passo acelerado, que não era verdade.
Em relação ao futuro na seleção nacional, não houve desenvolvimentos desde que Ronaldo disse, em setembro passado, durante uma gala da FPF, que ainda quer jogar na fase final do Europeu de 2024.
Cronologia da última semana
13.11.2022 - ENTREVISTA A PIERS
Dá uma entrevista em Inglaterra que abre caminho à saída do Manchester United.
22.11.2022 - RESCISÃO COM M.U.
Anúncio da rescisão de contrato, por mútuo acordo, com o United. Livre para assinar por outro clube em janeiro.
24.11.2022 - GOLO AO GANA
Na estreia no Mundial, marca de penálti ao Gana na vitória de Portugal, por 3-2.
28.11.2022 - POR UM CABELO
Reclama a autoria do primeiro golo de Portugal ao Uruguai, mas não chega a tocar na bola. FIFA confirma que o tento foi de Bruno Fernandes.
02.12.2022 - SAÍDA A BARAFUSTAR
Substituído no jogo com a Coreia do Sul, protesta antes de sair com Fernando Santos: "Estavas com pressa de me tirar".
06.12.2022 - PERDE LUGAR NO 11
Selecionador tira-lhe a titularidade no jogo com a Suíça. Entra na segunda parte, com o jogo ganho. Após a partida, desmente que já tenha assinado pelo Al-Nassr.
10.12.2022 - DE NOVO SUPLENTE
Volta a ficar no banco frente a Marrocos. Entra na segunda parte, mas Portugal é eliminado. Sai de campo em lágrimas.