São João da Madeira organizou a 16.ª edição de uma prova que teve 1800 atletas. E o plástico ficou de fora.
Corpo do artigo
Filipe Rosário era ainda um miúdo quando, em março de 1991, viu a cidade de São João da Madeira acolher o primeiro torneio juvenil de andebol. "Foram convidadas três ou quatro equipas, tudo no pavilhão da Sanjoanense, e foi uma festa", até porque, na altura, "era uma realidade quase inatingível" aos jovens do clube medirem forças contra adversários de fora do distrito de Aveiro. "Fizemos um grande alarido por termos tido cá equipas das associações do Porto e de Coimbra", conta o atual treinador das iniciadas e juvenis da Sanjoanense, para um evento que nasceu como Torneio de Páscoa de andebol juvenil.
Prova com 118 equipas
Dezasseis edições depois, tudo mudou. A começar pelo nome, hoje um mais pomposo AndebolMania, que ajudou a catapultar a prova. Em 2019, participaram 1800 atletas, em representação de 118 equipas, oriundas de sete países. Foram utilizados oito pavilhões, um dos quais na freguesia de Arrifana, do concelho vizinho de Santa Maria da Feira. "É fantástico como as pessoas conseguiram levar o torneio até ao que ele é hoje", salienta Rui Costa, que ajudou a organizar a primeira edição e que, atualmente, é o responsável máximo pela associação AndebolMania.
Uma equipa composta por cerca de 200 elementos, "todos eles voluntários", dá corpo ao "maior torneio de andebol a nível nacional e um dos maiores a nível europeu", que tem como objetivo "proporcionar momentos importantes" a quem nele participa. Fora de jogo ficou o plástico cuja utilização foi combatida com grande afinco pela organização. "Foi um desafio lançado pela Câmara Municipal. Olhamos em redor e não se vê plástico. E toda a gente bebe água [em copos reciclados]".
Rui Costa esforça-se por se fazer ouvir num Pavilhão das Travessas com as bancadas bem compostas, que se entretinham com os quatros jogos que se disputavam em simultâneo, uma novidade no torneio. Mas aquilo que mais saltava à vista era o azul do piso do campo central, o mesmo onde Portugal derrotou França na caminhada para o Europeu de 2020, que viajou desde Guimarães até São João da Madeira. "É simbólico e só é pena que não fique para sempre", atira o organizador. Em jogo estava a seleção nacional de sub-17, que escolheu o AndebolMania para realizar um estágio. "Ela teve muita competição e contactou com outros países, algo que é muito importante nestas idades", salienta Rui Costa, que não esquece os insufláveis, que animaram os mais novos, e a habitual festa do torneio, que juntou todos os participantes.
Lista de Vencedores:
Águas Santas
Minis
BM Delicias
Infantis masculinos
AD Carballal
Infantis femininos
Águas Santas
Iniciados masculinos
Gil Eanes
Iniciados femininos
Águas Santas
Juvenis masculinos
CB Perestrelo
Juvenis Femininos