Antes da Volta a Portugal em bicicleta, as equipas preparam-se na serra da Estrela para melhorar a perfomance e recorrem a plataformas eletrónicas. Todos os treinos são monitorizados e os resultados dos ciclistas analisados pelos diretores desportivos.
Corpo do artigo
A preparação física e mental dos ciclistas para uma prova como a Volta a Portugal inicia-se vários meses antes do arranque da competição, mas é, sobretudo, nas semanas anteriores à corrida que várias equipas concentram os atletas em estágios, normalmente em altitude.
Em Portugal, o local de eleição é a serra da Estrela, não só porque é lá onde se corre uma das mais decisivas etapas, mas também porque está comprovado que os treinos feitos em altitude trazem benefícios para os atletas. A menor percentagem de oxigénio acima dos 1600 metros força a produção natural de mais glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de nutrientes e energia aos músculos, o que acaba por se refletir numa maior performance quando o ciclista regressa à baixa altitude.