Paulo Bento não podia estar mais feliz. Portugal apurou-se para o Mundial de 2014, no Brasil. A seleção portuguesa venceu a Suécia por 3-2, em Estocolmo, com um hat-trick de Cristiano Ronaldo, mas o treinador nacional, apesar de reconhecer mérito ao capitão, preferiu destacar que os jogadores lusos estiveram sempre por cima das operações no Friends Arena.
Corpo do artigo
"Um jogador que faz um hat-trick num jogo desta dimensão, naturalmente tem um efeito muito forte no resultado final", afirmou sobre camisola 7 das quinas, salientando, porém: "De qualquer forma, penso que nós, até ao 1-0 não tivemos grandes problemas. Na primeira parte, controlamos bem o jogo. E tivemos melhores oportunidades".
O selecionador nacional reconheceu, ainda, que as fragilidades lusas vieram à tona "após o 1-0". "Acabámos por complicar algumas situações, sofremos dois golos de bola parada", assumiu, considerando que foi no 1-2 o momento do jogo: "Quando nos vimos mais apertados tivemos uma grande reação".
Neste sentido, Paulo Bento referiu, também, que "o 3-2 resolveu o jogo". "É uma qualificação que me parece justíssima por aquilo que fizemos nos dois jogos", argumentou o técnico nacional, que fez questão de "felicitar os jogadores que estiveram envolvidos neste jogo, mas acima de tudo felicitar todos os que estiveram envolvidos neste processo, nesta campanha para o Mundial".
E agora que Portugal tem um lugar assegurado na competição que será realizada no Brasil, Paulo Bento, com os ombros já sem pressão, disse: "Neste momento, há que desfrutar o alcançar de mais um objetivo. Acho que os portugueses devem estar orgulhosos desta seleção".