Num dia intenso em termos de movimentações, realce para a renovação de Otamendi pelo Benfica, por mais um ano. Já o guarda-redes João Costa, que estava no Estrela da Amadora, poderá regressar ao F. C. Porto. Entretanto, o Rio Ave oficializou a chegada do técnico grego Sotiris Silaidopoulos. Confira todas as novidades.
Corpo do artigo
Benfica: O central e capitão Nicolás Otamendi renovou contrato até junho de 2026. O defesa, de 37 anos, estava em final de contrato com os encarnados. "Estou com a mesma ambição e ilusão de sempre. Estamos juntos, sempre a defender o emblema que nos representa. Vamos com tudo", disse Otamendi, que está nos Estados Unidos, a representar as águias, no Mundial de Clubes.
F. C. Porto: João Costa está perto de voltar aos dragões. O guarda-redes, do Estrela da Amadora, deverá regressar, numa operação que não terá custos, pois a SAD vai ceder dois jogadores aos tricolores: Marcus Abrahm e Jorge Meireles. Formado no clube azul e branco, o guardião regressa a casa sete temporadas depois. Ainda em termos de guarda-redes, Samuel Portugal está perto de abandonar os dragões. Em dois anos e meio no clube, o guardião brasileiro não alinhou uma única vez pela equipa principal.
Sporting de Braga: O avançado internacional sub-21 espanhol Roberto Fernández foi vendido ao Espanhol, por 6,2 milhões de euros, por 50% do passe, informou, nesta sexta-feira, o clube minhoto, acrescentando que se os catalães garantirem a permanência na ‘La Liga’ nas temporadas 2025/26 e 2026/27, o Espanhol fica obrigado a adquirir mais 25% do passe do jogador, o que poderá ditar a entrada de mais 3,1 milhões nos cofres minhotos. Caso queira adquirir os remanescentes 25% do passe do jogador, ficando com 100%, o Espanhol terá de pagar mais 3,1 milhões de euros, fazendo com que este negócio possa atingir, na globalidade, 12,4 milhões de euros.
Rio Ave: O clube de Vila do Conde anunciou, nesta sexta-feira, a contratação do treinador grego Sotiris Silaidopoulos, que assinou um contrato válido por duas temporadas. Com 46 anos, chega ao futebol português após duas épocas no Olympiacos, da Grécia, no qual integrou a equipa técnica do espanhol José Luis Mendilibar, como adjunto. O técnico chega a Portugal através da ligação do Rio Ave com o Olympiacos, ambos propriedade do milionário grego Evangelos Maranikis, que também é proprietário do Nottingham Forest, de Inglaterra.
Santa Clara: O extremo brasileiro Brenner Lucas assinou contrato com os açorianos, até junho de 2028, anunciou, nesta sexta-feira, o quinto classificado da época 2024/25. O avançado de 23 anos representou o Alverca na temporada passada, depois de ter chegado a Portugal, vindo do Bahia, para reforçar a equipa sub-23 do Estrela da Amadora, em 2022/23. Na época seguinte, foi emprestado pelos tricolores à União de Leiria.
Tondela: O médio Hélder Tavares renovou até junho de 2026, anunciou a SAD do clube beirão. O internacional por Cabo Verde, de 35 anos, conta já com 175 jogos pelos auri-verdes. "É com muita alegria que renovo a nossa ligação e sigo nesta caminhada bonita para o patamar cimeiro do futebol português. Será um ano extremamente desafiante", disse Hélder Tavares, aos meios do clube do distrito de Viseu.
Farense: O extremo internacional macedónio Nikola Gjorgjev vai ser reforço do clube algarvio, tendo assinado um contrato válido por duas temporadas. O jogador, de 27 anos, nasceu na Suíça e foi internacional por este país até aos sub-19, escolhendo depois representar a Macedónia do Norte, terra natal dos pais, pela qual contabiliza cinco internacionalizações. Trata-se do segundo reforço do clube de Faro, depois do central algarvio Rúben Fernandes (ex-Gil Vicente). O Farense, recorde-se, desceu à Liga 2.
Lourosa: O clube de Santa Maria da Feira, que este ano subiu à Liga 2, confirmou a contratação do médio nigeriano Alhassan. O jogador, de 28 anos, assinou contrato até junho de 2027, depois de, na época passada, ter representado o Leixões, realizando 20 jogos na Liga 2. Alhassan tem no currículo 24 jogos disputados na Liga pelo Nacional, clube pelo qual se sagrou campeão Liga 2, na época 2019/2020.
Sporting B: O médio brasileiro Rayan Lucas, de 20 anos, vai reforçar equipa B leonina, na Liga 2 anunciou, esta sexta-feira, o clube leonino. Natural do Rio de Janeiro, o internacional sub-20 pelo Brasil estreou-se, na última época, pela equipa principal do Flamengo, clube que representou durante nove temporadas, disputando quatro jogos no Campeonato Carioca. Trata-se do primeiro reforço anunciado pelos verde e brancos para a equipa secundária, que na última época assegurou a subida da Liga 3 para o segundo escalão.
Gyeongnam FC: O avançado Rúben Macedo, em final de contrato com o Nacional da Madeira, é reforço do clube da Coreia do Sul, sem revelar a duração do contrato. Contratado em janeiro de 2022, o extremo formado no F. C. Porto cumpriu 117 jogos pelos alvinegros, tendo somado sete golos e sete assistências. Na primeira experiência no estrangeiro, Rúben Macedo vai reencontrar o médio português Bruno Costa, que também jogou no Nacional na última temporada.
Académico de Viseu: O defesa Anthony Correia deixou Vizela e rumou à cidade dos viriatos, num contrato válido por uma temporada. O luso-francês, de 25 anos, é o segundo reforço confirmado no Académico de Viseu, e o segundo para o eixo da defesa, depois dos viseenses terem garantido a contratação de Rúben Pereira, ex-Penafiel.