Paulo Bento garantiu, esta quinta-feira, em Telavive, que João Moutinho apenas jogará amanhã (12.45 horas/RTP 1), frente a Israel, caso o jogador revele, horas antes da partida, estar totalmente recuperado de uma lesão muscular. "Se disser que está apenas a 99%, já não jogará.
Corpo do artigo
É uma questão de bom senso e de sinceridade entre as partes. Não haverá faltas de respeito", esclareceu, acrescentando que o médio do F.C. Porto treinou, sem limitações, na sessão vespertina. Caso não seja utilizado, o treinador disse que o sistema tático habitual de Portugal "não será alterado".
Relativamente à partida, garantiu que não se trata de um "jogo de vida ou de morte". "Não existe esse tipo de jogo e os atletas sabem disso. Estamos um pouco mais pressionados na classificação mas não é decisivo. Apesar do povo português ir do 8 ao 80 em pouco tempo, têm de dar-nos o direito de estar otimistas. Não há favoritos amanhã, teremos de mostrar no campo que somos melhores".
Ressalvou, porém, que chegar ao primeiro lugar não é, para já, um objetivo primordial. "Não devemos ter esse pensamento. Pensar nisso será criar um desgaste psicológico desnecessário nos jogadores porque essa meta não depende de nós".