Paulo Fonseca diz que o F. C. Porto está preparado para vencer a "besta negra" Nacional e que a equipa tem a "obrigação" de ganhar os "sete jogos dos próximos 28 dias". Na antevisão ao F. C. Porto-Nacional, de sábado (20.15 horas, SportTV), confirmou a titularidade de Maicon e não fechou a porta à aquisição de Quaresma, em janeiro.
Corpo do artigo
No Olival, o técnico começou por "dar os parabéns à estrutura da seleção", pelo apuramento para o Mundial, em especial "à equipa técnica". "É importantíssimo", qualificou. Salientou também o "enorme orgulho de o F. C. Porto vir a ter vários jogadores no Mundial" , não deixando de evocar, igualmente, as presenças de Fernando Santos (Grécia) e Carlos Queirós (Irão).
Sobre o Nacional da Madeira, que a Imprensa costuma rotular de "besta negra" dos portistas, Paulo Fonseca considerou o adversário "excelente", com triunfos, por "três bolas", diante do Rio Ave e do Braga. "É uma equipa talhada para o contra-ataque, mas nós temos que estar à altura", alertou, confirmando a titularidade de Maicon no lugar do castigado Mangala.
Para o F. C. Porto, segue-se um ciclo de "sete jogos em 28 dias". Para o treinador, essa fase "obrigará a algum desgaste", mas avisou que o F. C. Porto "tem a obrigação de vencer esses desafios".
Quanto à hipótese do extremo Ricardo Quaresma voltar ao Dragão, em janeiro, não fechou as portas à sua reentrada no plantel. "Para já, a esta distância, não faz muito sentido falar de Quaresma ou de qualquer outro jogador", respondeu, deixando o assunto em aberto.
Paulo Fonseca não quis fazer prognósticos sobre o Sporting-F. C. Porto, da Taça da Liga e que encerrará 2013, justificando "não fazer sentido, porque ainda serão disputados muitos desafios até lá". Garantido é que não chamará qualquer jogador da equipa B, apesar da lesão de Ghilas, e que, frente ao Nacional, será "Licá a segunda opção" no ataque, para precaver qualquer azar com o titular Jackson Martínez.
O técnico repetiu que conta ver Izmaylov reintegrado no plantel. "Continuo convicto que vai voltar. Acredito plenamente que isso irá acontecer", insistiu.
Sobre ausência de Pinto da Costa, desvalorizou a questão, dando a entender que a recuperação do estado de saúde do líder portista segue no bom trilho. "Os exames, no hospital, já estavam previstos, aproveitando a paragem dos campeonatos. Temos estado sempre em contacto. As coisas estão normalizadas", terminou.