O "motard" português Paulo Gonçalves (Honda) ganhou, esta quinta-feira, o rali Abu Dhabi Desert Challenge, depois de vencer a quinta e última etapa da prova inaugural do Mundial de todo-o-terreno.
Corpo do artigo
Paulo Gonçalves concluiu o troço entre Qasr Al Sarab e Yas Marina Circuit (num total de 359,87 quilómetros, dos quais 244,77 cronometrados) em 2:44.06 horas, com um avanço de 1.51 minutos sobre o espanhol Marc Coma (KTM). O avanço para Coma permitiu-lhe ganhar o primeiro lugar da geral das motas.
Assim, o piloto português da Honda ganhou a prova, deixando Marc Coma em segundo, a 20 segundos, e o espanhol Joan Barreda, também em Honda, a mais de 8 minutos de distância.
"Começámos da melhor maneira este Campeonato do Mundo de Ralis 2014. Depois de ter vencido o Campeonato de 2013 era importante iniciar bem esta época. Foi uma excelente conquista aqui alcançada pelo Team HRC, contra grandes pilotos. Valorizo muito esta vitória", declarou o piloto de Esposende no final da prova, que ganhou este ano pela primeira vez.
O português ressalvou, no entanto, que a equipa tem "de continuar a trabalhar", uma vez que o Campeonato do Mundo da disciplina "é longo, à semelhança daquilo que foi o ano passado".
"Os adversários têm um nível elevadíssimo, mas estamos confiantes porque temos equipa, temos pilotos e tudo aquilo que precisamos para continuar a vencer", salientou.
O outro piloto português da Honda, Hélder Rodrigues, terminou a etapa em quarto lugar nas motas, a 5.17 minutos do mais rápido. Na geral, Rodrigues ficou em sétimo.
"Primeira corrida do Mundial e vitória da Honda. Creio que é um bom início para todos. O Paulo fez um grande trabalho ao ganhar a corrida e o Joan [Barreda] também fez um grande rali. Eu dei o meu máximo, já que com o problema do primeiro dia não foi possível fazer melhor", disse Hélder Rodrigues, numa referência aos problemas elétricos na mota que o levaram a perder mais de hora e meia.
A segunda prova do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno, o Sealine Cross-Country Rally, terá lugar no Qatar, de 20 a 25 de abril.