Pedro Proença foi eleito presidente da Associação de Ligas Europeias, também conhecida como Europeam Leagues, cargo para o qual foi nomeado pelo Conselho Administrativo do organismo. A decisão foi formalmente aprovada, esta quinta-feira, em Assembleia Geral extraordinária.
Corpo do artigo
Pedro Proença, atual presidente da Liga Portugal, foi eleito também presidente da Associação de Ligas Europeias, também conhecida como European League, esta quinta-feira, após Assembleia Geral extraordinária do organismo.
Proença vai acumular o cargo com a presidência da Liga Portugal, lugar que ocupa desde julho de 2015. "[Pedro Proença] está plenamente investido na missão de enfrentar os desafios que se apresentam à European Leagues e orientar a organização para um futuro promissor", pode ler-se no site da Liga Portugal.
"Pedro Proença é o atual Presidente da Liga Portugal, um dos membros fundadores da European Leagues. Foi eleito pela primeira vez como Presidente da Liga Portugal em julho de 2015, tendo sido reeleito em junho de 2019 para um segundo mandato. Em junho de 2023 foi unanimemente confirmado para um terceiro mandato, tornando-se, assim, o primeiro Presidente da Liga Portugal a ser eleito para três mandatos consecutivos", sublinha o organismo, em comunicado.
"Com a sua eleição para Presidente da European Leagues, Pedro Proença será nomeado pela Associação como seu representante no Comité Executivo da UEFA. A formal ratificação por parte do órgão executivo da UEFA está agendada para ocorrer durante o próximo Congresso da UEFA, que será realizado a 8 de fevereiro de 2024, em Paris", pode ler-se ainda.
Caudius Schäfer, CEO da Liga Suíça de Futebol, foi nomeado vice-presidente da Associação de Ligas Europeias.