Os dragões foram claramente superiores à equipa suíça, mas tiveram de se contentar com uma igualdade a uma bola e estão na frente dos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
O Basileia, já se sabia, é uma equipa organizada e, esta quarta-feira, foi também terrivelmente eficaz, marcando no primeiro remate que fez à baliza. Logo aos 10 minutos, grande passe em profundidade, receção perfeita de Derlis González, com o avançado, que já passou pelo Benfica, a aproveitar uma saída algo precipitada de Fabiano para fazer o 1-0.
A vantagem do Basileia ditou aquilo que seria o resto do jogo: a equipa portuguesa a atacar, mas a bater, constantemente, na muralha defensiva contrária. Aos 31 minutos, Jackson Martínez foi obviamente agarrado por Samuel dentro da área helvética, mas o árbitro mandou jogar...
No início da segunda parte, Casemiro festejou o empate, mas o lance seria anulado - quase dois minutos depois e após conferência do árbitro com o assistente de baliza! - por fora-de-jogo de Marcano e Jackson, que estavam a tapar o ângulo de visão do guarda-redes.
A pressão portista continuou e o prémio mais do que merecido chegou à entrada dos últimos dez minutos. Bola na mão de Samuel e grande penalidade que Danilo transformou no resultado final, um empate a uma bola que abre boas perspetivas de o F. C. Porto chegar aos quartos de final da Champions.