Aos 39 anos, o defesa continua a bater recordes com a camisola azul e branca. O golo que apontou na vitória sobre o Portimonense (7-0) fez dele o jogador mais velho a marcar pelos "dragões" no campeonato.
Corpo do artigo
A atual temporada tem sido marcante para Pepe. Logo na primeira jornada, frente à Belenenses SAD, o defesa central tornou-se no jogador mais velho a atuar pelo F. C. Porto, superando uma marca que era detida, até aí, pelo antigo guarda-redes Silvino.
Pepe tinha, então, 38 anos. Entretanto, chegou aos 39, e foi com essa idade que, no último sábado, frente ao Portimonense, destronou Aloísio como o jogador mais velho a marcar na Liga pelos dragões.
A lista dos goleadores veteranos da história do campeonato nacional é liderada por José Torres, que marcou pelo Estoril aos 41 anos. André Simonyi (Covilhã) e Matateu (Atlético) fecham o pódio, logo seguidos por Pepe.
Quase a chegar à barreira dos 40 anos, o defesa central continua a ser fundamental, tanto para Sérgio Conceição, no F. C. Porto, como para Fernando Santos, na seleção nacional.
Nos portistas, e apesar de algumas lesões que sofreu, o capitão foi um dos mais utilizados (3179 minutos) na atual série imbatível na Liga, já lá vão 58 jornadas. Por Portugal, jogou o play-off de qualificação para o Mundial do Catar, no qual já manifestou vontade em estar presente.