Temporada termina com a conquista da Divisão de Honra. Na Taça A. F. Porto, clube eliminou quatro equipas da Elite
Corpo do artigo
Foi com 30 vitórias, dois empates e três derrotas que a Associação Recreativa e Cultural São Lourenço do Douro se sagrou campeã da Divisão de Honra, da A. F. Porto, e garantiu lugar na Elite, em 2022/23. Além do domínio no campeonato, os marcuenses são semifinalistas da Taça - venceram o Ermesinde 1936 por 4-0 na primeira mão -, deixando pelo caminho quatro equipas do escalão superior: Vilarinho, Vila, São Pedro da Cova e Candal.
Desde o início da temporada que o presidente, António Pereira, acreditava na subida de divisão. A equipa foi correspondendo às expectativas do líder com vitórias sucessivas - triunfou nos primeiros 17 jogos. "No ano passado, estivemos muito perto da promoção. Esta época mantivemos a base, o que deu estabilidade, e eu acredito que temos um grupo de jogadores acima da média para este patamar", assumiu o dirigente.
Mais do que a qualidade técnico-tática, o técnico Pedro Monteiro destaca o caráter dos jogadores como chave para superar as adversidades do futebol não profissional e "evitar relaxamentos". "Tenho jogadores que saem do trabalho a correr para vir treinar, porque gostam muito do que fazem. Tive a felicidade de poder escolher os meus atletas e, por vezes, a personalidade sobrepõe-se à qualidade", explica o treinador.
Em São Lourenço do Douro a festa foi grande, até pelo crescimento da comunhão entre adeptos e clube, mas a próxima temporada já está a ser preparada e a ambição de voltar a brilhar é muita. "Queremos estabilizar na Elite e por isso o objetivo será a permanência, mas queremos andar tranquilos. Acredito até que podemos fazer algo ainda mais bonito", afirma António Pereira, secundado por Pedro Monteiro, que embora esteja ciente do superior nível de exigência, acredita que esse pode ser um factor favorável . "Talvez não sejamos tão dominadores como esta temporada, mas esse jogo mais aberto e dividido vai permitir-nos ter o espaço que faltou em algumas partidas deste ano".
A aposta na formação é uma tendência crescente no São Lourenço do Douro e, por isso, o próximo passo para a evolução do clube passará por construir mais um campo, de modo a permitir uma melhor gestão dos espaços de treino.
Associação Recreativa
e Cultural
São Lourenço
do Douro
Fundação: 08-10-1976
Local de jogos: Complexo Desportivo de São Lourenço do Douro
Sócios: 200
Palmarés: Divisão de Honra da A. F. Porto, 2021/22