Joaquim Pinto Moreira, presidente da Câmara Municipal de Espinho, confessa-se muito agradado com o que tem visto dos dragões e não tem dúvidas que os azuis e brancos vão ganhar à Luz.
Corpo do artigo
O F. C. Porto podia ter feito mais frente à Juventus?
A missão era particularmente difícil, porque a Juventus tem uma equipa magnífica. Aliás, para mim, a Juventus é uma das favoritas a ganhar a Champions. Mas creio que se não fosse a expulsão do Alex Telles na primeira mão, o F. C. Porto teria condições para discutir a eliminatória de outra forma. Até porque esta é uma equipa com caráter, solidária, é uma verdadeira equipa à F. C. Porto. De qualquer forma, lutou com tudo o que tem, teve uma postura digna e houve momentos do jogo em que estivemos por cima. Não saímos envergonhados.
Como explica o facto de a equipa ter tido expulsões nos dois desafios e ambas numa fase precoce do jogo?
No caso de Alex Telles, a vontade de ganhar, de lutar pela bola, de dominar o jogo era tanta que levou a um excesso de voluntarismo. De qualquer forma, tem tido uma época regular e sido preponderante, sobretudo nas assistências que faz. São deslizes que acontecem. Não há que crucificar ninguém.
Teme que a motivação para a Liga saia beliscada?
Pelo contrário. O F. C. Porto sai da eliminatória com o espírito de equipa reforçado. E há uma empatia muito grande com os adeptos que me apraz registar. Vi o jogo da primeira mão no estádio e, apesar das incidências, estiveram até ao final e ovacionaram a equipa. Vejo nisso um sinal muito claro de que o povo portista está com a equipa e que a vai transportar para um élan de vitória.
Voltando à verdadeira equipa à F. C. Porto. Porque diz isso?
Depois do último título conquistado, o F. C. Porto descaracterizou-se, mas neste ano reencontrámos o rumo. Tem muito a ver com o fio condutor que foi incutido pelo presidente, mas também pela contratação de Nuno Espírito Santo, que é um treinador à F. C. Porto e tem passado esses valores à equipa.
Quem é o favorito à conquista do título neste momento?
Claramente o F. C. Porto. Está a jogar um futebol muito interessante e tem uma concentração a nível defensivo que não via há muitos anos. Casillas encontrou a sua bitola exibicional, temos dois belos laterais e dois centrais que se conjugam muito bem. De resto, o Danilo Pereira está numa belíssima forma e o Soares veio trazer capacidade de concretização. Resumindo, não tenho dúvidas de que vamos ganhar ao Estádio da Luz.
Vítor Pereira, antigo treinador do F. C. Porto, é natural de Espinho. Gostava de o ver voltar?
O F. C. Porto tem um treinador que me satisfaz, que tem uma mentalidade ganhadora e que está a incutir uma dinâmica de vitória. Mas o Vítor Pereira é da minha geração, temos uma relação de proximidade e sei que sofre com as nossas derrotas e vibra com as vitórias. Gostaria de o ver regressar um dia.
Pinto da Costa podia dar um bom presidente de Câmara?
Não tenho a mais pequena dúvida. Não só daria um excelente presidente de Câmara como teria sucesso em qualquer que fosse a função que desempenhasse. É um homem empreendedor, com dinâmica, pró-ativo e tem visão estratégica.