Eventuais celebrações portistas sob forte vigilância das autoridades. MAI apela a "elevadíssimo civismo" de adeptos por causa da covid-19.
Corpo do artigo
A nação portista poderá festejar já esta noite o título de campeão nacional de futebol de 2019/2020. Apesar da crise pandémica e dos condicionamentos motivados pela covid-19, muitos adeptos azuis e brancos não deixarão de sair para a rua caso se concretize a conquista. Fonte oficial da PSP garante que aquela força está "atenta e preparada para atuar em qualquer eventualidade".
Após a vitória sobre o Tondela, na passada noite de quinta-feira, algumas centenas de adeptos portistas concentraram-se no exterior do Estádio do Dragão. A situação motivou alguma tensão e até houve um princípio de incêndio junto a um prédio próximo.
Caso esta noite o Benfica não vença o Vitória de Guimarães, os dragões serão matematicamente campeões e será inevitável que muitos portistas saiam à rua. Os pontos mais críticos dos eventuais festejos serão o Estádio do Dragão e a Avenida dos Aliados.
A PSP não adianta nem os meios convocados nem os pormenores da operação que estará em marcha, mas é certo que nada será deixado ao acaso. "A PSP estará atenta e preparada para atuar em qualquer eventualidade", garantiu fonte oficial ao JN.
12415704
Elogio e pedido de repetição
Na passada semana, o ministro da Administração Interna já tinha adiantado que seriam tomadas "as medidas preventivas adequadas" para garantir a segurança e a saúde pública. Eduardo Cabrita lembrara o "elevadíssimo civismo" demonstrado na noite de São João e apelou a que o mesmo se repetisse numa eventual celebração futebolística.
Em comunicado, a PSP frisa que o futebol não é exceção às regras de saúde pública motivadas pela crise pandémica e reitera a proibição de ajuntamentos e do consumo de álcool na via pública. O documento lembra o impacto que a violação destas regras "poderá ter na vida de cada um e, consequentemente, de familiares e amigos". Por isso, os adeptos que pretendam comemorar na via pública "não deverão frequentar locais onde não seja possível manter de forma permanente o distanciamento social", recomenda a PSP.
Super Dragões vão voltar a "escoltar" a equipa
O plantel estará hoje concentrado em estágio, em Espinho, enquanto decorre o Benfica-V. Guimarães. Caso se confirme a conquista do campeonato, naturalmente, haverão celebrações, mas será tudo de forma espontânea, porque o foco está no clássico com o Sporting. A claque Super Dragões, segundo apurou o JN, também não organizou nenhuma festa antecipada, tendo apenas agendada a habitual manifestação de apoio que tem promovido desde a retoma da Liga. Assim, amanhã, a claque irá novamente "escoltar" a saída da comitiva, fazendo o mesmo percurso desde o hotel até ao Dragão.