Portugal bate Suécia e conquista a melhor classificação de sempre no Euro de andebol

Branquinho voa sob o olhar atento dos suecos
Foto: Ritzau Scanpix/AFP
No jogo de atribuição do quinto lugar no Europeu de andebol, disputado na cidade dinamarquesa de Herning, Portugal conseguiu vencer a Suécia, com um golo de Martim Costa no último segundo (36-35).
O encontro começou com a mão quente de Martim Costa, que marcou quatro vezes nos quatro minutos iniciais. Apesar de várias vantagens de dois golos da seleção nacional, os suecos conseguiram sempre equilibrar a partida, com um empate a 16 golos ao intervalo.
O guardião Capdeville manteve os Heróis do Mar vivos no jogo, com quase dez defesas, mas, a faltar dez minutos para o final, foi visível o cansaço dos portugueses, enquanto a seleção sueca conseguiu ser mais forte num jogo de transições muito rápidas.
Apesar da superioridade sueca na segunda metade, a seleção nacional colocou-se em vantagem no marcador a 30 segundos do fim e teve a oportunidade de ganhar com um ataque de cinco segundos no final, com golo de Martim Costa no último suspiro.
Com esta vitória, Portugal termina num ideal quinto lugar, conseguindo cumprir o objetivo de obter a melhor classificação de sempre em fases finais de Campeonatos da Europeu, frente à Suécia, recordista de troféus
Estiveram em destaque os irmãos Costa, Martim e Francisco, com 16 golos em conjunto.
