As medalhas de bronze conquistadas pelo K1 200 Teresa Portela e pelo K2 500 João Ribeiro/Emanuel Silva ampliaram este domingo para quatro o recorde de pódios de Portugal em Europeus de canoagem, cuja edição de 2011 decorreu em Belgrado.
Corpo do artigo
Terceira melhor canoísta do Mundo em 2010, participando em nove do recorde de 17 medalhas internacionais conquistadas por Portugal, a jovem olímpica Teresa Portela terminou os 200 metros em 40,300 segundos, a 180 milésimos do ouro russo e a apenas 18 da prata da Espanha, representada pela homónima Teresa Portela Ribas.
Horas antes, o K2 500 João Ribeiro/Emanuel Silva também já tinha conquistado a medalha de bronze, numa prova em que liderou quase sempre, sendo apenas ultrapassado no fim pelos campeões mundiais e olímpicos.
Depois de no sábado, juntamente com Fernando Pimenta e David Fernandes, terem conquistaram o título europeu em K4 1.000 com recorde do Mundo, João Ribeiro e Emanuel Silva concluíram a prova em 1.30,739 minutos, a 384 milésimos do ouro da Bielorrússia e a 138 da prata da Eslováquia.
Teresa Portela participou em três finais em menos de duas horas e esteve mais duas vezes perto do pódio: começou com o quinto lugar em K1 500 e seguiu-se o quarto posto com o K4 500, juntamente com Helena Rodrigues, Joana Vasconcelos e Beatriz Gomes.
Desde 2007 que esta tripulação portuguesa não falha a final de uma importante prova internacional, com várias medalhas em Taças do Mundo, mas este foi o melhor desempenho europeu de sempre do K4, pois nunca tinha sido melhor do que sexto.
Depois de ter surpreendido na Taça do Mundo, em que chegou a conquistar uma medalha de bronze, Hélder Silva voltou a mostrar valor nos Europeus, com finais nos 500 e 200 metros, terminando em sétimo e sexto, respetivamente.
O K2 200 Beatriz Gomes/Joana Vasconcelos, que nestes Europeus competiu junto pela primeira vez, liderou até aos 30 metros finais, altura em que falhou uma pagaiada e caiu para o sétimo posto.
Nos 5.000 metros, Fernando Pimenta, que procurava a nona medalha em outras tantas provas este ano, integrava o quarteto da frente quando um "encosto" com outro concorrente o deixou irremediavelmente para trás e o fez terminar no quarto posto. Joana Sousa foi 11.ª nas mulheres.
Nestes Europeus, Portugal participou em 10 finais, em 12 possíveis.
Portugal soma já 16 medalhas internacionais este ano (12 nas Taças do Mundo e quatro nos Europeus), estando a apenas uma de igualar o recorde de 2010, com 17 pódios.
Os Europeus de canoagem juntaram em Belgrado cerca de 450 canoístas, em representação de 36 países.