Os portugueses Nuno Mendes e Pedro Fraga conquistaram este domingo em Hamburgo, na Alemanha, a primeira medalha de sempre de Portugal numa Taça do Mundo de remo, ao garantirem o bronze na categoria LM2X, double scull ligeiro.
Corpo do artigo
Após um início equilibrado, Mendes e Fraga, que alinharam na pista cinco, realizaram uma prova esforçada e cortaram a meta em terceiro lugar, depois de terem discutido os lugares do pódio com as equipas da Nova Zelândia, China, Alemanha e Polónia nos últimos 500 metros.
Os portugueses registaram o tempo de 6.28,09 minutos, terminando a 3,52 segundos da formação neozelandesa e a 1,08 da equipa chinesa, que ocuparam os dois lugares mais altos do pódio.
"Este resultado é fruto do trabalho e dedicação dos atletas. Foi a primeira medalha numa Taça do Mundo nesta modalidade, trazendo por isso boas perspetivas nos eventos FISA que esta tripulação irá disputar", disse o presidente da Federação Portuguesa de Remo, António Rascão Marques, citado num comunicado do organismo.
Oitavos classificados nos Jogos Olímpicos Pequim2008, Mendes e Fraga já tinham conquistado uma medalha de prata nos Europeus de 2010, realizados em setembro em Montemor-o-Velho.
A dupla portuguesa vai agora preparar a participação na terceira e última prova da Taça do Mundo, que se disputa entre 8 e 10 de Julho em Lucerna, Suíça.