Portugal vai defrontar a bicampeã mundial Polónia, Bélgica, Sérvia, Ucrânia e Grécia no grupo A da fase final do Europeu de voleibol, ditou esta quinta-feira o sorteio.
Corpo do artigo
A fase final disputa-se de 1 e 19 de setembro, na Polónia, onde decorrerão os jogos do grupo A, na Finlândia, na Estónia e na República Checa. A competição juntará 24 seleções: as quatro dos países anfitriões, mais as oito melhores da edição de 2019 e as 12 que emergiram das fases de qualificação, entre as quais figura Portugal, que concluiu o apuramento só com triunfos.
Hugo Silva, selecionador nacional, já reagiu ao sorteio, assumindo como objetivo passar "à fase a eliminar".
"Qualquer grupo seria difícil, mas calhar no grupo da Polónia, bicampeã mundial, é sempre fantástico. Vamos jogar com algumas das melhores equipas do mundo", disse o técnico português, à agência Lusa.
O treinador das quinas garantiu que a equipa "vai encarar todos os jogos com otimismo", acrescentando: "Chegar à fase a eliminar é algo que está nos nossos objetivos, sempre esteve, mesmo antes de conhecermos os grupos".
No sorteio, que decorreu em Helsínquia, cada uma das quatro seleções anfitriãs pôde escolher um dos adversários, sendo os restantes quatro ditados por sorteio. Os quatro primeiros classificados de cada um dos grupos apuram-se para os oitavos de final, que decorrerão entre 11 e 13 de setembro, e nos quais o grupo A, de Portugal, cruza com o C, e o B com o D.
Os quartos de final vão decorrer nas cidades de Gdansk e Ostrava, em 14 e 15 de setembro, estando as meias-finais, o jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares e a final, agendados para Katowice, na Polónia, nos dias 18 e 19 de setembro.
No Grupo B, que se disputa em Ostrava, a anfitriã República Checa tem a companhia da Itália, Eslovénia, Bulgária, Bielorrússia e Montenegro. No Grupo C, em Tampere, a Finlândia junta-se à Rússia, Países Baixos, Turquia, Espanha e Macedónia do Norte. Por último, no Grupo D, a Estónia recebe em Talin a Letónia, França, Alemanha, Eslováquia e Croácia.