A seleção portuguesa de futebol defronta Argentina, Honduras e Argélia no Grupo D dos Jogos Olímpicos de 2016, ditou o sorteio realizado no Rio de Janeiro.
Corpo do artigo
Os vice-campeões europeus de sub-21 cumprem os dois primeiros jogos no Rio de Janeiro, frente a Argentina (4 de agosto) e Honduras (7), e o terceiro e último em Belo Horizonte, face à Argélia (10).
O encontro com a Argentina realiza-se no Estádio Olímpico do Rio de Janeiro, pelas 18.00 horas locais (22.00 horas em Portugal continental), do dia 4 de agosto, véspera da Cerimónia de Abertura.
Três dias depois, no mesmo local, os comandados de Rui Jorge defrontam as Honduras, às 13 horas locais (17 horas em Portugal continental), e, a 10 de agosto, medem forças com a Argélia, em Belo Horizonte, também às 13 horas locais.
Caso consiga o apuramento para os quartos-de-final, marcados para 13 de agosto, Portugal defrontará uma seleção proveniente do Grupo C, composto por Alemanha, México, Coreia do Sul e Fiji.
Se vencer o seu agrupamento, a equipa das "quinas" encontra o segundo do Grupo C, em Brasília, pelas 13 horas locais e, caso fique em segundo, defronta o primeiro do mesmo agrupamento, em Belo Horizonte, pelas 19 horas locais (23 horas em Portugal continental).
As meias-finais realizam-se a 17 de agosto e os encontros de apuramento do terceiro colocado e a final realizam-se a 20, com a atribuição da medalha de ouro a arrancar às 17.30 horas locais (21.30 horas em Portugal continental), no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.
O Grupo A da fase de grupos é composto por Brasil, África do Sul, Iraque e Dinamarca e o Grupo B com Suécia, Colômbia, Nigéria e Japão.
O torneio olímpico de futebol realiza-se de 4 a 20 de agosto.