Portugal vai estar ausente dos Campeonatos do Mundo de esqui alpino, a disputar entre 2 e 15 de fevereiro, em Vail e Beaver Creek, nos Estados Unidos, devido à falta de verbas para assegurar a presença dos atletas qualificados.
Corpo do artigo
"Tínhamos possibilidades de estar representados pelo Arthur Hanse e pela Camille Dias, que estiveram nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi2014, e por um terceiro atleta, mas vamos estar ausentes porque é muito difícil encontrar financiamento quando estas provas são disputadas fora da Europa", disse o presidente da Federação Portuguesa de Desportos de Inverno, em declarações à agência Lusa.
Pedro Farromba justificou a ausência com os custos inerentes "à deslocação e estada" para um campeonato nos Estados Unidos, reconhecendo que os atletas lusos estão, então, "a preparar a participação noutras provas".
"Tive oportunidade de, na presença do senhor secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Emídio Guerreiro, assinalar as dificuldades sentidas pelo "delay" na assinatura dos contratos-programa, que normalmente decorre em março, pensando nas federações cujas épocas iniciam a atividade depois do verão", recordou Farromba.
Na mesma ocasião, Emídio Guerreiro disse ser difícil fazer a distribuição de uma fatia separada do "resto do bolo", mas mostrou-se disponível para "encontrar soluções de forma a amortecer as dificuldades objetivas, por as regras temporais serem estas".
Presente nos Mundiais vai estar Yohan Goutt Gonçalves, que se tornou no primeiro timorense a participar em Jogos Olímpicos de Inverno, tendo terminado a prova de slalom no 43.º lugar.