No último teste antes da participação no Mundial do Brasil, Portugal não teve dificuldade em bater (5-1) a República da Irlanda, no jogo que marcou o regresso de Cristiano Ronaldo, Raul Meireles e Pepe, após lesão, e em que Hugo Almeida bisou.
Corpo do artigo
Perante 46063 espectadores, quase todos portugueses radicados nos Estados Unidos da América, a seleção portuguesa não teve dificuldade em chegar ao golo. Logo aos três minutos, Hugo Almeida, solto entre os centrais contrários, deu, de cabeça, a melhor direção a um cruzamento milimétrico de Varela.
Os irlandeses, que não vão estar no Mundial, só criavam perigo em contra-ataque e sofreram o segundo golo com toda a naturalidade, numa infelicidade de Keough, após lance vistoso entre Cristiano Ronaldo e Fábio Coentrão. Um minuto antes, o capitão português, de livre direto, tinha atirado ao poste.
Antes do intervalo, Hugo Almeida voltou a marcar. Após um cruzamento de Varela, Ronaldo cabeceou, o guarda-redes defendeu e o ponta de lança, oportuno, fez o terceiro golo.
Na segunda metade, a República da Irlanda entrou a marcar, com McClean, na sequência de um livre, a aproveitar a apatia da defensiva portuguesa para reduzir a desvantagem.
O golo da equipa de Martin O'Neil não alterou o cariz do jogo. A seleção portuguesa continuou a dominar e Cristiano Ronaldo, antes de sair, ainda voltou a criar perigo, de livre direto, mas Forde estava atento.
Com as muitas substituições efetuadas, a equipa das quinas voltou a ganhar ascendente. A festa portuguesa reacendeu-se nas bancadas com o golo de Vieirinha, a passe de Nani, e foi confirmada com o remate, recheado de classe, de Fábio Coentrão, depois de um bom lance entre Vieirinha e Nani.
Em suma, um belo ensaio geral, com Paulo Bento a rodar jogadores e a dar minutos a Cristiano Ronaldo, Raul Meireles e Pepe. E a seleção viajou moralizada para o Brasil.
Jogo no MetLife Stadium, em New Jersey.
Portugal: Rui Patrício; Rúben Amorim, Ricardo Costa, Neto (Pepe, 65 m) e Fábio Coentrão; William Carvalho, Raul Meireles (André Almeida, 65 m) e João Moutinho; Varela (Vieirinha, 73 m), Hugo Almeida (Postiga, 65 m) e Cristiano Ronaldo (Nani, 65 m).
Treinador: Paulo Bento.
República da Irlanda: Forde; Kelly (Cox, 76 m), Keough, Ward (Quinn, 67 m) e Pearce; McGeady (Doyle, 76 m), Hendrick, Meyler e Hoolahan (Keane, 64 m); McClean (Pilkington, 67 m) e Walters (Long, 64 m).
Treinador: Martin O'Neill.
Árbitro: Baldomero Toledo (Estados Unidos da América). Cartões amarelos: McClean (56m) e Pearce (80m).
Ao intervalo: 3-0. Golos: Hugo Almeida (3 m e 37 m), Keough (20 m, p.b.), McClean (52 m), Vieirinha (78 m) e Coentrão (83 m).