Seleção portuguesa fica no Grupo A e vai defrontar Chéquia, Sérvia, Turquia, Letónia e Estónia
Corpo do artigo
O sorteio da fase final do Eurobasket 2025, realizado esta quinta-feira em Riga, ditou, como se esperava, uma missão difícil para Portugal, que ficou incluído no Grupo A, juntamente com uma das seleções anfitriãs da prova, a Letónia.
Os outros quatro adversários da equipa lusa são a Sérvia, atual vice-campeã mundial, a Turquia, a Chéquia e a Estónia. Portugal estreia-se no dia de abertura do Europeu (27 de agosto), diante da seleção checa, defrontando a seguir os sérvios (29 de agosto), os turcos (30 de agosto), os letões (1 de setembro) e os estónios (3 de setembro).
Na quarta participação num Campeonato da Europa, depois das presenças nas edições de 1951 (15.º lugar), 2007 (9.º lugar, melhor classificação de sempre) e 2011 (21.º lugar), a equipa das quinas vai tentar ficar numa das quatro primeiras posições do grupo, que dão acesso aos oitavos de final, mas, no papel, só estará perto do nível de Chéquia e Estónia.
"Sérvia e Letónia são equipas que estão acima das outras e a Turquia também tem um nível elevadíssimo. A Estónia e a República Checa estão, em teoria, mais próximas de nós. Ao melhor nível, Portugal pode competir com ambas", afirmou o selecionador Mário Gomes.
"Se fosse uma série de jogos contra um adversário, as nossas hipóteses seriam reduzidíssimas, mas é só um jogo contra cada adversário e tudo pode acontecer. Num dia menos bom da equipa mais forte, a equipa menos forte, se estiver ao melhor nível, pode ganhar", acrescentou.
"Sabemos que, para competir e ganhar a este nível, temos de estar no nosso máximo, ao melhor nível. E o nosso atual máximo não chega. Temos de estar mais fortes no final de agosto, de elevar o nosso nível", referiu o técnico, esperançado em contar com o poste Neemias Queta, que joga na NBA ao serviço dos Boston Celtics: "Até agora, todas as indicações vão nesse sentido. Se não houver problemas físicos, sabemos que ele quer muito vir, e ele sabe que nós queremos muito que ele venha".
O Europeu decorre entre 27 de agosto e 14 de setembro, em quatro países: Letónia (Riga), Finlândia (Tampere), Chipre (Limassol) e Polónia (Katowice).