Vitórias de Sporting e F. C. Porto salvam semana europeia marcada por derrotas em casa de Benfica e Braga
Corpo do artigo
As equipas portuguesas somaram 0,666 pontos na primeira jornada das competições europeias, graças aos triunfos do F. C. Porto sobre o Shakhtar Donetsk, na Champions, e do Sporting diante do Sturm Graz, na Liga Europa.
O atual sétimo lugar luso no ranking da UEFA (48.982 pontos) será, no entanto, muito difícil de melhorar durante a época em curso e as derrotas de Benfica e Braga na abertura da fase de grupos da Champions League não ajudaram nada nesse objetivo quase impossível
A França, em sexto lugar (sinónimo de dois clubes com entrada direta na Liga dos Campeões em 2025/26, mais um nas pré-eliminatórias), tem 53.831 pontos, depois de esta semana ter somado 1,500 pontos, em função das vitórias de PSG (Champions), Rennes (Liga Europa) e Lille (Liga Conferência), e dos empates de Marselha e Toulouse (Liga Europa).
Quanto aos Países Baixos, também rivais de Portugal nesta corrida, mantêm o quinto posto, com 55.700 pontos, depois de terem somado 0,600 pontos nesta jornada, graças a um triunfo do Feyenoord (Champions) e a um empate do Ajax (Liga Europa).
Se, como é provável, Portugal terminar esta época no sétimo lugar da hierarquia europeia, o cenário da próxima temporada, de apenas uma equipa com acesso direto à Liga dos Campeões, será repetido em 2025/26, a menos que uma equipa lusa vença a Champions ou a Liga Europa e não se apure via campeonato para a prova milionária.