A seleção portuguesa de futebol subiu ao quinto lugar do ranking da FIFA, que foi esta quinta-feira divulgado e tem a Espanha como nova líder, enquanto a Argentina, campeã mundial e anterior comandante, caiu para o terceiro lugar.
Corpo do artigo
Portugal subiu uma posição na hierarquia da FIFA, ultrapassando o Brasil, após os jogos de qualificação para o Mundial de 2026, nos quais goleou a Arménia, por 5-0, e venceu a Hungria, por 3-2, isolando-se na liderança do Grupo F europeu de apuramento.
A alteração mais significativa aconteceu no topo, com a Espanha a subir ao primeiro lugar - algo que não acontecia desde 2014 -, desalojando a Argentina, que foi também ultrapassada pela França, nova segunda classificada.
A Alemanha, que ocupava a nona posição na anterior classificação, publicada em 10 de julho, foi afastada do top-10, tendo caído para o 12.º posto, o que permitiu a subida da Croácia para o nono lugar e a entrada da Itália nos 10 primeiros posicionados.
Dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Cabo Verde é o mais bem classificado, na 70.ª posição, tendo subido três, à frente de Angola (89.ª), treinada pelo português Pedro Gonçalves, e de Moçambique (97.º). Omã, que tem o português Carlos Queiroz como selecionador, é 78.º.