O presidente da Liga Portugal e da European Leagues, Pedro Proença, marcou presença na 14.ª edição da Globe Soccer Awards, no Dubai, e comentou a autorização dada pela FIFA e pelo IFAB para que as decisões do videoárbitro sejam explicadas pelo juiz principal no sistema sonoro dos estádios.
Corpo do artigo
"Estamos a fazer tudo para que possa acontecer. Fomos das primeiras ligas do mundo a ter videoarbitragem, temos feito todos um investimento absolutamente excecional naquilo que é a defesa da verdade desportiva e em criar instrumentos que possam fazer a defesa de valores que para nós são fundamentais. É ainda a possibilidade de estarmos a liderar um processo desta magnitude, é também posicionar a Liga Portugal e o futebol português, num trabalho muito próximo do Conselho de Arbitragem [da Federação Portuguesa de Futebol", afirmou Pedro Proença, em declarações reproduzidas pela Liga Portugal.
"Há muito que resgatávamos e suscitávamos esta questão. Vai acontecer, estamos muito satisfeitos, pois a clarividência deste processo é, para nós, fundamental", acrescentou o líder do organismo que gere o futebol profissional português.
A estreia desta inovação da arbitragem está marcada para este fim de semana, em dois jogos da Taça de Portugal feminina: o Sporting-Albergaria, de sábado, e o Braga-Marítimo, de domingo.